Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro"

Confira quem ganhou a obra "O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro" (Saraiva – 452p.), do constitucionalista Luís Roberto Barroso, sócio da banca Luís Roberto Barroso & Associados.

9/2/2012

 

Sorteio de obra

 

A obra "O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro" (Saraiva – 452p.) traz um dos temas centrais e recorrentes do Direito brasileiro e mundial : o controle de constitucionalidade e o exercício da jurisdição constitucional em seus diferentes níveis. Trata-se de uma viagem de redescoberta, guiada pelo constitucionalista Luís Roberto Barroso, sócio da banca Luís Roberto Barroso & Associados, por alguns dos cenários nos quais de desenvolveu a ascensão científica e institucional do Direito Constitucional no Brasil, sobretudo sobre a vigência da CF/88.

 

O estudo exibe a marca de qualidade dos escrito do autor: o domínio da melhor doutrina, nacional e estrangeira, a familiaridade com a jurisprudência dos tribunais, notadamente do Supremo Tribunal Federal, e o equacionamento das principais questões do debate constitucional da atualidade.


Nenhum aspecto relevante da fiscalização incidental ou das múltiplas ações diretas do direito brasileiro deixou de ser enfrentado de maneira esclarecedora e construtiva.


O rigor científico e a profundidade do tratamento dos temas não afetam a leveza da obra, na qual se destacam a linguagem clara e a apurada sistematização. Embora afirme na Introdução não ter "qualquer pretensão revolucionária" o autor oferece uma nova ordenação didática da matéria, que ilumina e faz parecer mais simples o complexo sistema de controle de constitucionalidade vigente no direito constitucional positivo brasileiro.

 

Sobre o autor :

 

Luís Roberto Barroso é sócio da banca Luís Roberto Barroso & Associados. Atua nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Processual, Civil, Consumidor, Comercial, Econômico, Internacional, em consultoria de representação judicial e administrativa. Bacharel em Direito pela UERJ. Advogado desde 1981. Master of Laws (LL.M) pela Universidade de Yale, EUA. Doutor em Direito pela UERJ. Associado Internacional do escritório Arnold e Porter, Washington D.C. Associado Internacional da American Bar Association e da American Society of International Law. Professor Titular de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ e da EMERJ. Ex-Conselheiro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Ex-Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas, no Brasil e no exterior.

__________

 

Ganhadora :

Fabíola Alexandra Curtis de Quadros, advogada em Curitiba/PR

 

__________

__________

Adquira já o seu :

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024