Sorteio de obra
Recente estudo, conduzido em 14 países pela empresa de segurança na Internet Symantec, revelou que 2/3 dos internautas de todo o mundo já foram vítimas de crimes digitais. Segundo a pesquisa, no Brasil, um crime digital demora em média 43 dias para ser solucionado, causando um prejuízo estimado de US$ 1.408,09. Ainda de acordo com o levantamento, 1/4 dos entrevistados teme ser vítima de crimes digitais no futuro, e pouco menos da metade daqueles que foram ludibriados afirma ter informado a polícia.
Observando o quadro atual, e ciente da escassez de obras brasileiras que abordem a criminalidade informática — grande parte dessa doutrina ainda analisa o assunto sob a perspectiva clássica do direito penal, relacionando, de maneira simplista, a tecnologia aos delitos já tipificados em nosso ordenamento -, Marcelo Xavier de Freitas Crespo apresenta o livro Crimes Digitais, derivado da dissertação com a qual obteve o título de mestre em Direito pela Universidade de São Paulo.
O autor se propõe a enfrentar questões polêmicas, inclusive aquelas sobre condutas ainda não tipificadas, porém passíveis de incriminação, haja vista seu grande potencial danoso ou periculoso, caso dos acessos não autorizados e da disseminação de vírus. Paralelamente, analisa a evolução tecnológica e a transformação social reflexa, especialmente aquela vinculada ao direito penal.
Em linguagem clara, fluida, o livro é recomendado a todos os que busquem fonte de informações atualizada sobre esse tema dinâmico e vanguardista do direito penal.
Sobre o autor :
Marcelo Xavier de Freiras Crespo é mestre e doutorando em Direito Penal pela USP. Professor de especialização em Direito Penal e Processo Penal da Escola de Direito de Campo Grande - EDCG, da Faculdade de Educação de Atibaia - FAAT e da EPD - Escola Paulista de Direito; de especialização em Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética da Faculdade Autônoma de Direito — FADISP e do MBA em Direito Eletrônico da EPD. Consultor em Direito Eletrônico e Digital, com ênfase em boas práticas tecnológicas para ambientes familiares, escolares e corporativos. Advogado.
__________
Regis Salerno de Aquino, advogado da Cutrale, de Araraquara/SP
_________
__________