Migalhas Quentes

Pesquisa revela que escrituração digital encarece custos das empresas

O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital representa para as companhias custos extras com tempo e mão de obra especialmente voltados para lidar com esta nova sistemática.

8/12/2011

SPED

Pesquisa revela que escrituração digital encarece custos das empresas

O SPED - Sistema Público de Escrituração Digital representa para as companhias custos extras com tempo e mão de obra especialmente voltados para lidar com esta nova sistemática. A conclusão é da pesquisa "Custos e impactos da implantação do SPED para as empresas brasileiras" realizada pela FISCOSoft Editora, que ouviu a opinião de executivos de 1.181 companhias de médio e grande porte de todo o país. Para ver a íntegra da pesquisa, clique aqui.

De acordo com o estudo, o encarecimento talvez possa ser compensado com o ganho na qualidade gerencial e dos controles internos, com a redução de erros. Para 79,3% das empresas, o SPED de fato trouxe esse benefício para a empresa.

Em que pese a redução de custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias ser um dos benefícios previstos para o SPED, a maioria dos executivos ouvidos – 59,7% – acredita que mesmo daqui a 3 anos não será possível cumprir as obrigações acessórias com menos recursos.

De acordo com o levantamento, apesar de 46,5% das empresas indicarem não terem registrado aumento na quantidade de pessoas alocadas para este fim, houve, sim, crescimento no volume de horas de trabalho de cada colaborador. Para 44,6% das companhias, houve necessidade de contratação de mais pessoal.

"A pesquisa nos mostra que o SPED aumentou os custos e as horas de trabalho dos departamentos envolvidos. Em parte, por conta da falta de simplificação e racionalização das obrigações acessórias", explica a diretora de Conteúdo da FISCOSoft, Juliana Ono, coordenadora do estudo.

Segundo ela, por outro lado, a maioria das empresas afirma que a qualidade da informação aumentou, e ainda, que a fraude involuntária diminuiu. "Mais de 70% dos pesquisados afirmaram que houve diminuição da concorrência desleal em virtude da diminuição da sonegação fiscal", comenta.

Apesar de reclamarem da elevação dos custos para a implantação do SPED, a maioria das 1.181 empresas pesquisadas listou uma série de benefícios decorrentes da implantação do SPED e dos documentos eletrônicos (NF-e, NFS-e, CT-e).

Veja alguns dos benefícios citados:

Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa.

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024