Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito do Consumidor e Publicidade – Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar"

Veja quem ganhou a obra "Direito do Consumidor e Publicidade – Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar" (390p.), de Rafael Tocantins Maltez.

15/7/2011


Sorteio de obra

 

Até que ponto a publicidade que emprega mensagens subliminares está de acordo com o ordenamento jurídico e com o sistema de proteção do consumidor ? Essa questão é tema da obra "Direito do Consumidor e Publicidade – Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar" (390p.), do juiz de Direito, Rafael Tocantins Maltez.

 

A presente obra traz como tema a publicidade subliminar. Considera-se subliminar qualquer estímulo que não é percebido de maneira consciente.

Interessou indagar até que ponto a publicidade que emprega mensagens subliminares está de acordo com o ordenamento jurídico e com o sistema de proteção do consumidor. Não existe legislação específica para regular a matéria no Brasil no que se refere à Publicidade Subliminar.

Nesse contexto, pretendeu-se examinar os efeitos da publicidade no consumidor e estabelecer seu regime.

Para tanto, foi feita análise constitucional e infraconstitucional da defesa do consumidor, verificando-se se o atual sistema é sufi ciente para regular a publicidade com mensagem subliminar ou se é necessária legislação específica para tal mister.

Na obra são apresentadas noções gerais extrajurídicas para a compreensão do tema, os conceitos de marketing, merchandising e publicidade.

Sobre o autor :

 

Rafael Tocantins Maltez é juiz de Direito. Mestre em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura. Juiz docente formador e docente instrutor da Escola Paulista da Magistratura.

______________

 Ganhadora :

Angela Maria Sanchez, advogada em Maringá/PR


_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024