Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Responsabilidade Civil nos Contratos Bancários"

Veja quem ganhou a obra "A Responsabilidade Civil nos Contratos Bancários" (LTr – 160p.), de Jean Soldi Esteves.

1/6/2011


Sorteio de obra

A obra "A Responsabilidade Civil nos Contratos Bancários" (LTr – 160p.), de Jean Soldi Esteves, busca, por meio dos métodos da indução, dedução e da tópica argumentativa, alcançar uma análise da natureza jurídica e dos efeitos da responsabilidade civil no plano dos contratos bancários.

O livro inicia com uma abordagem filosófica e histórica, destacando seus principais aspectos jurídicos, especialmente, à luz da autonomia privada na Constituição da República.

Procura realizar uma sistematização da atividade financeira e bancária e a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e identificar com base na legislação infraconstitucional a definição de instituição financeira, bem como da atividade financeira e bancária, Parte também para a averiguação dos efeitos jurídicos dos contratos bancários, identificando a sistematização de uma teoria geral, conceito, requisitos e elementos caracterizadores de forma a identificar a aplicação da responsabilidade civil decorrente dos contratos no plano da atividade financeira e bancária.

A luz de uma perspectiva civil-constitucional, identifica os efeitos decorrentes do princípio da dignidade da pessoa humana e da boa-fé, bem como investiga os contratos bancários no plano de existência, validade e eficácia. Sob o prisma da responsabilidade civil aponta questões relevantes no que diz respeito à responsabilidade pré e pós-contratual, por meio de uma análise sistemática da legislação brasileira e, também, os efeitos no plano da responsabilidade civil contratual, considerando os diferentes tipos de instituições financeiras, registrando a experiência estrangeira.

Finaliza com uma identificação de propostas de criação de mecanismos legislativos de controle e intervencionismo estatal quanto aos efeitos da responsabilidade civil no plano dos contratos bancários, adequando a autonomia privada, como meio de efetivação dos princípios constitucionais, para alcançar a eficácia prática do fenômeno da responsabilidade civil restrita ao âmbito dos contratos bancários.

Sobre o autor :

Jean Soldi Esteves é mestre e doutorando em Direito Civil Comparado pela PUC/SP. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na UNITAU. Advogado em SP e no Vele do Paraíba.

______________

 Ganhador :

Luciano Roberto Battistini, advogado do Banco GMAC, de São Bernardo do Campo/SP


_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

Artigos Mais Lidos

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024