Visita
Especialistas americanos conhecem Programa de Mediação do TJ/RJ
Na última sexta-feira, dia 1º, Jim Isemberg e Rick Hite, especialistas norte-americanos em segurança pública, acompanhados do cônsul Mark Pannell, diretor da seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos Estados Unidos, vieram conhecer o Programa de Mediação do TJ/RJ.
Reunidos no Salão Nobre do TJ, eles foram recebidos pelo juiz Sandro Pitthan Espindola, auxiliar da presidência, e pela desembargadora Marilene Melo Alves, que apresentou os projetos de solução alternativa de conflitos desenvolvidos no Judiciário fluminense. Ela destacou a parceria, desde o ano passado, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro para capacitação de policiais militares nos cursos de "CNV - Comunicação Não-Violenta" e "Mediação", como também no apoio e supervisão oferecidos pelo TJ/RJ ao trabalho dos policiais militares mediadores nas UPPs - Unidades de Polícia Pacificadora .
A delegação americana mostrou grande interesse em acompanhar o desenvolvimento do Programa de Mediação, propondo intercâmbio para troca de informações entre as autoridades dos dois países. Os visitantes ficaram especialmente impressionados com o alcance social da medida e seu potencial de influir na mudança dos paradigmas culturais, nas relações entre os integrantes da força pública e os moradores dos bairros pacificados.
O cônsul Mark Pannell apontou a necessidade de maior entrosamento entre o trabalho de mediação comunitária desenvolvido no Rio de Janeiro com a experiência americana nesta área, sinalizando a possibilidade de futuras parcerias.
Ao agradecer o interesse dos visitantes, a desembargadora Marilene Alves ressaltou que "este programa espelha o espírito solidário e engajado de toda a magistratura fluminense, bem representada pelo jovem magistrado Sandro Espindola, juiz auxiliar da presidência".
A subsecretária de Ensino Juliana Barroso, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, também participou da reunião, assim como a assessora cultural Carla Brazileiro Waehneldt, do Consulado dos Estados Unidos, e o diretor Francisco Budal, do Deaco - Departamento de Apoio aos Órgãos Colegiados Não Jurisdicionais, do TJ/RJ.
________________
_________
Fonte : TJ/RJ
_________
________________