Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Anotações ao Regulamento Aduaneiro"

Veja quem ganhou a obra coletiva "Anotações ao Regulamento Aduaneiro" (Lex – 860p.), organizada por Rosaldo Trevisan.

22/3/2011


Sorteio de obra

Indispensável ao profissional que atua no comércio exterior ou se dedica ao estudo da temática aduaneira, a obra coletiva "Anotações ao Regulamento Aduaneiro" (Lex – 860p.), organizada por Rosaldo Trevisan, apresenta o texto do novo Regulamento Aduaneiro atualizado por profissionais que participaram no processo de elaboração dos dois últimos regulamentos aduaneiros brasileiros, e inclui remissões às principais normas aduaneiras, além de referências históricas e jurisprudenciais.

"A busca pela consolidação da legislação aduaneira brasileira remonta aos tempos do império, quando foi concebido o diploma normativo aduaneiro mais longevo de nossa história: a Nova Consolidação das Leis das Alfândegas e Mesas de Renda, de 1984. O Regulamento Aduaneiro de 1985, aprovado pelo Decreto nº 91.030, de 05/03, representou novo fôlego nesse intento de consolidação, visto que, além da mais importante lei aduaneira (o Decreto-Lei nº 37, de 18/11/1966), congregava e disciplinava dezenas de outras leis sobre o tema. Ainda com o mesmo escopo consolidador surge em 2002 um novo Regulamento Aduaneiro, o Decreto nº 4.543, de 26/12, que aperfeiçoa a estrutura do regulamento anterior e atualiza a disciplina para mais de uma centena de comandos legais e de acordos internacionais sobre a temática aduaneira.

Nessa trilha rumo à Consolidação e disciplina da legislação aduaneira, matéria de caráter essencialmente dinâmico, surge o Decreto nº 6.759, de 05/02/2009, que aproveita a madura estrutura do Regulamento de 2002, incorporando a disciplina de temas contidos em dezenas de leis supervenientes e em novos acordos internacionais celebrados pelo país. São ainda visíveis no novo Regulamento Aduaneiro algumas influências da Convenção Internacional para Simplificação e Harmonização dos Regimes Aduaneiros (Convenção de Kyoto revisada) e de codificações aduaneiras europeias e sul-americanas.

Na presente obra tem-se o mesmo intuito que norteou a edição do Decreto nº 6.759, de 05/02/2009 (Regulamento Aduaneiro de 2009), majorando-o apenas em grau: consolidar toda a legislação aduaneira, contribuindo para uma aplicação mais simples e uniforme das normas legais e infralegais, facilitando o trabalho de todos os que atuam diretamente no comércio exterior, como importadores, exportadores, despachantes aduaneiros, transportadores, depositários e servidores públicos. A obra destina-se ainda a estudantes de Direito e Comércio Exterior e advogados e especialistas que militam na área aduaneira."

Sobre o organizador :

Rosaldo Trevisan é mestre em Direito e especialista em Direito Internacional pela PUC/PR. Professor nas áreas aduaneira, tributária e internacional na Esmafe/PR.

______________

 Ganhadora :

Aurora Sena Cardoso, de Presidente Prudente/SP








_________________

Adquira já o seu :












_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024