Chuvas no RJ
A medida de emergência foi tomada por falta de estrutura do IML da cidade para armazenar todos os corpos das vítimas. Até o momento, mais de 500 corpos foram encontrados.
O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro - Caarj e diretor do Departamento de Apoio às Subseções - DAS da Seccional, Felipe Santa Cruz e o tesoureiro da Caarj, Ricardo Menzes, estão em Friburgo desde a manhã do dia 14/1, para prestar assistência às vítimas das chuvas. Uma das medidas tomadas pela Seccional da Ordem no Rio foi a suspensão do pagamento da anuidade para os inscritos nas subseções localizadas em áreas atingidas pelas enchentes e deslizamentos, até que a situação se normalize.
Para apurar ainda mais as necessidades dos colegas, a Central de Atendimento Telefônico OAB/RJ/Caarj está entrando em contato com os advogados da região serrana. Nas cidades em que o sistema de telefonia fixa ainda não voltou a funcionar, o contato está sendo feito pelos telefones celulares. Nos casos em que há confirmação de vítimas fatais, a Caarj está ajudando as famílias de colegas a providenciar sepultamentos.
Força-tarefa da OAB presta assistência
A subseção da OAB de Friburgo foi bastante atingida pelas chuvas. Há muita lama na sede que, desde a quarta-feira, 12/1, mantém suas portas fechadas. De acordo com Felipe Santa Cruz, uma força-tarefa, integrada por funcionários do DAS, faxineiros e eletricistas, viajou para Nova Friburgo no sábado, 15/1. O grupo auxiliou na limpeza da Subseção e prestar assistência aos moradores. No local foi instalado um posto de coleta de doações.
Nos postos de recolhimento de donativos montados pela Seccional e pela Caarj, já foram recolhidos 25 mil litros de água, entregues em Nova Friburgo no último sábado, 15/1. Diante da gravidade constatada, os postos passaram a contar com mais 50 voluntários.
Advogados estão entre as vítimas
Na sexta, 14/1, a equipe da Seccional compareceu ao velório de familiares do presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/Nova Friburgo, Samuel Guerra. A filha do advogado, de 13 anos, sua mãe, uma e tia e uma sobrinha, além de um amigo da família, morreram durante a tempestade.
________________
________________