Migalhas Quentes

Lançamento da obra "Estudos em Homenagem a José Eduardo Monteiro de Barros – Direito Tributário"

A MP Editora acaba de lançar o livro "Estudos em Homenagem a José Eduardo Monteiro de Barros – Direito Tributário", organizado por Antonio Augusto Silva Pereira de Carvalho e German Alejandro San Martín Fernández . A obra reúne 27 artigos com vários temas do Direito Tributário, incluindo um do próprio homenageado. Formado nas Arcadas do Largo São Francisco nos anos 60, Monteiro de Barros foi figura crucial para o estabelecimento de um dos mais respeitados escritórios brasileiros, o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e atuou por mais de uma década no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. Confira mais sobre a obra.

6/8/2010


Lançamento

Livro homenageia José Eduardo Monteiro de Barros

No próximo dia 11/8, a MP Editora lança o livro "Estudos em Homenagem a José Eduardo Monteiro de Barros – Direito Tributário", organizado por Antonio Augusto Silva Pereira de Carvalho e German Alejandro San Martín Fernández . A obra reúne 27 artigos com vários temas do Direito Tributário, incluindo um do próprio homenageado. Formado nas Arcadas do Largo São Francisco nos anos 60, Monteiro de Barros foi figura crucial para o estabelecimento de um dos mais respeitados escritórios brasileiros, o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e atuou por mais de uma década no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. O evento será no Bar de Arts, em São Paulo/SP, às 19h.

O livro aborda temas como processo administrativo tributário, aplicação do ICMS, sonegação e livre concorrência, reforma tributária, guerra fiscal, substituição tributária, entre outros. O artigo de abertura é do próprio Monteiro de Barros e enfoca a interpretação econômica em direito tributário. "Falar em Direito Tributário no Brasil redunda na evocação de Dr. José Eduardo Monteiro de Barros, cuja história se confunde com o amadurecimento do saber fiscal no país. Sua produção é referência para o estudo da matéria e seu brilhantismo, unânime entre juristas, advogados e juízes. Por isso, é uma grata satisfação a publicação deste título", afirmam os sócios fundadores do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados no prefácio da obra.

Já o presidente do TIT, José Paulo Neves, afirma na contracapa do volume que "teve a oportunidade de compartilhar com José Eduardo muitas sessões de julgamento, nas quais sua atuação destacava-se pela força da argumentação, serenidade, humildade e disposição para ouvir os que dele divergiam. A sua conduta nos julgamentos personificava a sua própria maneira de ser e de se relacionar com a vida e com as adversidades, revelando a sua natureza pacificadora mesmo nos momentos de muita tensão e conflito".

_____________








________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caixa descumpre acordo e deve pagar complementação de PLR a bancários

5/7/2024

Defensor e procurador questionam abordagem da PM e são presos em MT

5/7/2024

Desembargador que criticou mulheres diz que “não teve intenção de menosprezar”

5/7/2024

Ex-presidente da OAB/MT é assassinado em frente ao escritório

6/7/2024

"Narrativas frívolas": Juiz extingue ação por litigância predatória

5/7/2024

Artigos Mais Lidos

Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

5/7/2024

Princípio da intervenção mínima nos contratos na jurisprudência do TJ/SP

5/7/2024

A continuidade dos processos de licenciamento em situações de greve nos órgãos ambientais

5/7/2024

Discovery e recuperação de crédito em solo norte-americano

5/7/2024

Reflexões sobre o sistema de justiça criminal a partir do filme “Anatomia de uma Queda”

5/7/2024