Migalhas Quentes

OAB/SP entra na campanha para tirar crianças da rua

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso

11/4/2005

Campanha


OAB/SP
entra na campanha para tirar crianças da rua

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, recebeu no dia 7/4, na sede da entidade, a visita do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do município de São Paulo, Floriano Pesaro. No encontro foi discutido o apoio da Seccional ao um programa para a retirada de crianças que vendem mercadorias ou pedem esmolas nos semáforos da cidade, a ser iniciado em junho próximo, e que inclui também o trabalho de assistentes sociais, acompanhamento às famílias das crianças e trabalho de inclusão em programas de distribuição de renda. A campanha, que terá também a participação da Guarda Civil Metropolitana, contará com operações para identificar os casos de exploração infantil.

Conforme D’Urso, toda a iniciativa que vise o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente será bem-vindo e poderá contar com o apoio irrestrito da Ordem dos advogados. “Exploração infantil é crime, mas é preciso também o desenvolvimento de programas de inclusão social e de educação para transformar essas crianças que perambulam pelas ruas em cidadãos”, diz D’Urso. O governo do município calcula que três mil seja o número de crianças e adolescentes que trabalham nos cruzamentos da cidade, sendo que cerca de 10% vêm das 39 cidades da Grande São Paulo, que também estão discutindo programas semelhantes.

D’Urso acredita que o programa deva ser iniciado com o apoio de toda a sociedade e não se resumir à simples retirada das crianças e adolescentes das ruas, trabalho a ser realizado por 90 funcionários, que percorrerão a cidade em veículos municipais. “Outras tentativas foram feitas, mas sem um resultado satisfatório, porque as propostas estavam fora do foco principal, que deve ser a reestruturação da família, a geração de emprego, investimentos pesados em educação, cultura, esportes, lazer. Caso contrário, estaremos fazendo apenas uma faxina visual na cidade”, diz D’Urso.

___________








_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024