Migalhas Quentes

Advogados terão visto mais rápido para os EUA

Os advogados e estagiários inscritos na OAB/SP poderão tirar visto para os Estados Unidos de forma mais rápida, graças a um Termo de Cooperação firmado entre a Ordem, a CAASP e o Consulado norte-americano, na última quarta-feira, 19/5. Toda a parte burocrática será agilizada em uma unidade de atendimento, que funcionará no prédio da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - Rua Benjamin Constant, 75.

21/5/2010


Facilidades

Advogados terão visto mais rápido para os EUA

Os advogados e estagiários inscritos na OAB/SP poderão tirar visto para os Estados Unidos de forma mais rápida graças a um Termo de Cooperação firmado entre a Ordem, a CAASP e o Consulado norte-americano, na última quarta-feira, 19/5. Toda a parte burocrática será agilizada em uma unidade de atendimento, que funcionará no prédio da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo - Rua Benjamin Constant, 75.

Segundo Michael Solberg, chefe da unidade de vistos do Consulado norte-americano, a parceria visa orientar os advogados, tirar dúvidas e facilitar o processo na obtenção do visto americano, sendo que somente a entrevista terá de ser feita no Consulado.

"Este processo de reunir documentos e marcar a entrevista é bastante trabalhoso, burocrático e essa parceria irá facilitar esse processo", ressalta o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso. Para o presidente da Ordem, depois da eleição de Barack Obama houve uma aproximação com o presidente Lula. "Essa aproximação dos nossos dirigentes maiores, sem dúvida, também chegou às nossas instituições, o que convergiu para este convênio entre a OAB/SP, CAASP e o Consulado norte-americano, oferecendo mais um serviço à advocacia do nosso estado de São Paulo", completou D'Urso,

Para Fábio Romeu Canton Filho, presidente da CAASP, que espera grande demanda da advocacia pelo serviço, o convênio é mais um benefício oferecido à advocacia. "Isso faz parte do nosso plano de gestão, a ampliação dos serviços já existentes e a criação de novos serviços como este, uma parceria histórica com o consulado norte-americano para ter um posto, dentro da Caixa, que possa tratar da emissão de vistos para aqueles advogados e seus familiares que pretendam viajar aos EUA."

David Meron, chefe da secção consular, explica que o foco do Consulado vem sendo a melhoria do atendimento às entidades, uma vez que já trabalha com agências de viagem, despachantes, Câmara de Comércio EUA-Brasil no sentido de agilizar o processo do visto e encorajar brasileiros a conhecerem os Estados Unidos. "Essa parceria será frutífera para os EUA e para a OAB/SP, até pela dimensão da entidade", ressaltou

A idéia da parceria com o Consulado norte-americano surgiu do diretor da CAASP, Anis Kfouri Júnior, e foi viabilizada institucionalmente pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/SP e assessor para assuntos institucionais da CAASP, George Niaradi.

O presidente D'Urso espera ampliar a parceria com o Consulado norte-americano e colocou a OAB/SP à disposição de estudantes norte-americanos que estejam interessados em conhecer como atua o sistema jurídico brasileiro e matérias legais.

Para a obtenção de visto no consulado norte-americano é necessário estar com um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data da viagem, foto 5X5 ou 5X7 com fundo branco recente e comprovante de pagamentos da taxa de solicitação, além de documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil.

_______________

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024