Migalhas Quentes

OAB/SP e Sociedade Veteranos de 32 promovem concurso sobre Revolução Constitucionalista

A OAB/SP vai promover um concurso de monografia sobre a Revolução Constitucionalista de 32, em parceria com a Sociedade Veteranos de 32, MMDC. As entidades querem também fazer um resgate histórico de fotografias e objetos da época. “O resgate da história da Revolução de 1932 é importante porque mantém vivo esse conhecimento junto às novas gerações”, ressalta Umberto D´Urso, diretor cultural da OAB/SP.

7/5/2010


Resgate histórico

OAB/SP e Sociedade Veteranos de 32 promovem concurso sobre Revolução Constitucionalista

A OAB/SP vai promover um concurso de monografia sobre a Revolução Constitucionalista de 32, em parceria com a Sociedade Veteranos de 32, MMDC. As entidades querem também fazer um resgate histórico de fotografias e objetos da época. "O resgate da história da Revolução de 1932 é importante porque mantém vivo esse conhecimento junto às novas gerações", ressalta Umberto D'Urso, diretor cultural da OAB/SP.

Os três primeiros colocados no concurso receberão a Medalha Constitucionalista e os classificados entre o 4? e 10? lugares serão agraciados com menções honrosas. Todos os dez primeiros classificados também receberão livros e outros prêmios. Os trabalhos devem ser entregues até 30 de junho e a premiação acontecerá em agosto.

Gino Strufaldi, presidente da Sociedade Veteranos e que lutou na revolução, concorda que a história da Revolução de 32 é pouco conhecida. "Como diz Carlos Lacerda só com boa vontade não se vai à Lua, por isso estamos realizando palestras em colégios secundários para explicar que essa Revolução não reivindicou poder, nem dinheiro e não foi movimento separatista, mas buscou restabelecer a Lei Magna no Brasil", afirmou.

O acordo para o concurso de monografia foi firmado entre o diretor cultural, Umberto D'Urso, o presidente da Sociedade, Gino Strufaldi, e os cels. PM Antonio Carlos Mendes e Mario Fonseca Ventura. Há três datas comemoradas pelo Movimento de 32 - 23 de maio, Dia da Juventude constitucionalista, quando quatro estudantes paulistas, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram mortos por se manifestarem contra a ditadura getulista; 9 de julho, quando se inicia a Revolução e 2 de outubro, quando termina. A Sociedade Veteranos também é responsável pelo Obelisco do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer, que serve de mausoléu aos heróis de 32.

O conselheiro seccional, Fábio Trombetti, acredita que com as fotos e objetos da Revolução de 32, que serão resgatados, será possível à OAB/SP realizar uma exposição temática com a Sociedade de Veteranos de 32 na Casa da Memória da OAB/SP, dirigida por Trombetti.

__________________
______________

Leia mais

_______________

 

 



__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024