Juridiquês
Escritório busca facilitar o relacionamento com os clientes e melhorar os resultados de sua atuação no Judiciário
Desde sua fundação, há 15 anos, seus sócios oferecem treinamento aos novos advogados do escritório no sentido de tirar o "juridiquês" dos textos e, assim, facilitar o relacionamento com os clientes e aumentar seus resultados no Judiciário.
O sócio fundador do escritório e advogado Joaquim Manhães Moreira, é um defensor da simplificação da linguagem jurídica no dia-a-dia dos operadores do Direito. "O ideal seria que os juristas fossem como os jornalistas econômicos que conseguem explicar os altos e baixos da economia em termos simples do cotidiano, permitindo que todos entendam", afirma.
A proposta do escritório é promover um vocabulário mais simples, claro, conciso e objetivo para aproximar a sociedade da Justiça e da prestação jurisdicional. "Evitamos utilizar em nossas peças os jargões jurídicos, os adjetivos e as expressões em latim, exceto àquelas de amplo conhecimento público e consagradas como habeas corpus, inserida na CF/88 (clique aqui)", diz
Outra bandeira defendida pelo escritório é o da estrita observância da LC 95 (clique aqui), que é uma espécie de manual de redação e estilo a ser aplicado na elaboração de outras leis. Esse texto determina, entre outros aspectos, quais são as partes obrigatórias de uma lei, além de estabelecer que cada uma delas deve tratar de um único assunto, permitindo assim pesquisas e consultas mais fáceis.
Atualmente, cresce em todos os setores da sociedade a conscientização de que simplificar o texto jurídico se torna uma necessidade do Direito Moderno, gerando impactos positivos até mesmo na lentidão dos processos em trâmite, bem como auxiliando todas as pessoas a compreenderem melhor seus direitos e obrigações. "E nossos advogados estão preparados para a comunicação com a sociedade", finaliza Manhães Moreira.
____________
__________
-
30/9/09 - Juridiquês - clique aqui.
-
22/11/08 - Juízes devem evitar o "juridiquês" no trato com a imprensa, diz ministro - clique aqui.
________________
________________