Migalhas Quentes

MPF/AM - Nota de redação do Enem poderá ser recalculada para ingresso na Ufam

O MPF/AM pediu à JF que anule o edital da Universidade Federal do Amazonas – Ufam – que alterou o peso da prova de redação do Enem após a realização do exame. A prova teria peso 2, conforme edital publicado pela Ufam em outubro do ano passado e passou a ter peso 1, depois que a Ufam retificou o edital, em momento posterior à realização da prova.

6/2/2010


Retificação de edital

MPF/AM - Nota de redação do Enem poderá ser recalculada para ingresso na Ufam

O MPF/AM pediu à JF que anule o edital da Universidade Federal do Amazonas – Ufam – que alterou o peso da prova de redação do Enem após a realização do exame.

A prova teria peso 2, conforme edital publicado pela Ufam em outubro do ano passado e passou a ter peso 1, depois que a Ufam retificou o edital, em momento posterior à realização da prova. Este é o primeiro ano que o Enem é utilizado pela universidade como critério de ingresso nos cursos de graduação da instituição.

Na ação civil pública, o MPF/AM pediu, em caráter liminar, que as notas da prova de redação sejam recalculadas, considerando-as com peso 2 e reclassificando os candidatos. Além disso, os candidatos que se inscreveram no primeiro período de inscrições para os cursos oferecidos pela Ufam devem poder optar por qualquer um dos cursos disponíveis na instituição, já que muitos alteraram sua opção em decorrência da mudança no cálculo das notas.

Vinculação ao edital

Em outubro do ano passado, a Ufam publicou o Edital 27/2009, fixando que o exame necessário ao ingresso nos cursos da instituição seria constituído de quatro provas, sendo uma delas a 'Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação', com peso 2.

Seguindo o calendário estabelecido pelo MEC, em 29 de janeiro de 2010, iniciou-se o período de inscrições dos candidatos por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual os concorrentes de todo o país poderiam indicar os cursos que desejassem ingressar em qualquer uma das universidades que adotaram o Enem como exame de seleção. Os candidatos que buscaram os cursos da Ufam notaram, então, que a nota calculada para a prova de redação tinha peso 1 e divergia da nota considerada para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com peso 2.

Após a realização das provas e apuração das notas e ainda durante o período de inscrições nos cursos, notificada do equívoco pelos próprios candidatos, a Ufam divulgou Edital de Retificação do Edital 27/2009, em que estabeleceu que o exame era constituído de cinco provas, e não mais de quatro, como anteriormente previsto, incluindo a Redação como a Prova V, com peso 1 para todas as áreas de conhecimento.

Com a alteração, candidatos que seriam aprovados para o curso de medicina, o mais concorrido da instituição, ficaram fora da disputa, já que a nota atribuída à prova foi menor que a prevista no edital de abertura do processo seletivo.

Para o procurador da República Thales Messias Pires Cardoso, a mudança no edital após as provas fere princípios constitucionais. "A alteração promovida pela Ufam afronta a segurança jurídica e implica desrespeito patente aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e da vinculação ao edital, sendo imperiosa a adoção de medidas urgentes para sua correção, já que o período de matrículas inicia-se no dia 8 de fevereiro", afirmou o procurador.

A ação tramita na 3ª vara Federal do Amazonas, sob o nº 2010.32.00.000848-4.

_________________
_____________

Fonte : MPF

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024