Preço de Transferência*
Colômbia (2007)
Diego González-Bendiksen*
Angélica Parga**
Em termos de apresentações, os contribuintes cumpriram a obrigação formal de entregar suas declarações informativas eletrônicas de 2006 pelo segundo ano consecutivo. A novidade foi que as declarações informativas foram modificadas pela DIAN de forma que se tornaram muito mais organizadas e fáceis para o usuário em termos de informação sobre partes vinculadas, tipos e valores das operações, intervalo interquartil e a parte analisada. As declarações informativas foram entregues durante todo o mês de junho, dependendo do último algarismo do número de identificação tributária dos contribuintes. Foram aplicadas sanções a alguns contribuintes que não respeitaram as datas de apresentação e apresentaram as declarações extemporaneamente; alguns contribuintes foram solicitados a entregar declarações a pedido formal da DIAN e outros as entregaram espontaneamente. Em ambos os casos, as sanções foram calculadas devido à apresentação extemporânea.
Quanto aos procedimentos de auditoria e controle, a DIAN solicitou que diversos contribuintes apresentassem seus estudos de preços de transferência de 2005 e 2006. Também serão aplicadas sanções no caso de contribuintes que não cumprirem essa solicitação da DIAN. Até o momento, não houve nenhum tipo de problema nesse sentido.
Embora durante 2006 e 2007 a ferramenta utilizada pela DIAN para o cumprimento de auditorias tenha sido a arrecadação de declarações informativas e os estudos de preços de transferência, a DIAN tem se preparado para conduzir procedimentos exaustivos de auditoria, que provavelmente serão efetuados no decorrer deste ano (2008).
_______________
* Trench, Rossi e Watanabe Advogados, associado a Baker & McKenzie, publica em Migalhas uma série de artigos que descreve as principais mudanças ocorridas no ano de 2007 na prática de preços de transferência nos principais países da América Latina.
___________
**Integrantes do escritório Baker & McKenzie
______________