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Marketing com potência cem vezes maior

Há um tempo atrás, foi realizada uma pesquisa com pacientes de hospital e 100% das pessoas entrevistadas disseram que é relevante o aprendizado e a humanização da atenção à saúde. Desse total, 92% explicaram que ocorreram alterações positivas no ambiente, enquanto 4% sentiram alterações negativas e nenhuma alteração foi registrada pelo mesmo percentual.

6/11/2007


Marketing com potência cem vezes maior

Ricardo Di Blazi*

Há um tempo atrás, foi realizada uma pesquisa com pacientes de hospital e 100% das pessoas entrevistadas disseram que é relevante o aprendizado e a humanização da atenção à saúde. Desse total, 92% explicaram que ocorreram alterações positivas no ambiente, enquanto 4% sentiram alterações negativas e nenhuma alteração foi registrada pelo mesmo percentual.

Nas tradições terapêuticas da humanidade, houve sempre a percepção de que a cura é um processo global. Para se chegar até esse ponto, existem projetos que utilizam a metodologia chamada "risoterapia", criada na década de 1960, pelo norte-americano Hunter "Patch" Adams. Ele se dedicou a mostrar às pessoas o valor da vida, por meio de um trabalho inovado, voltado a ajudar as pessoas integralmente e não focalmente em suas doenças.

O riso é o responsável por mandar a ordem para o cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor – e conseqüentemente do riso –, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior, de acordo com Moor.

O Marketing, para os escritórios de advocacia, é a "risoterapia" para a medicina, focado nas pessoas, o que proporciona satisfação de troca, supera dificuldades, inova e gera relacionamentos eternos.

O Projeto Alegria é composto de várias ferramentas trabalhadas integralmente para a satisfação do paciente. O Marketing não é apenas propaganda, mas é a união de site, informativos, assessoria de imprensa, promoção de eventos, networking (rede de relacionamento), inteligência competitiva, palestras e tantas outras formas que, se administradas de forma adequada, geram resultados melhores que "morfinas", sendo essa dada separadamente.

A principal arma que o advogado pode ter dentro de um escritório é o marketing. Tal instrumento não é focado na doença na empresa, mas nas necessidades do mercado e do cliente. Portanto, é impossível deixar um profissional dessa área fora das reuniões de sócios.

Recentemente, foi realizado um encontro de diretores de departamento jurídicos, sob a organização da empresa ADPO. Um dos diretores disse: "queremos escritórios que conheçam a nossa empresa. O fato de simplesmente prestar o serviço rotineiro, já não mais supre as necessidades. É preciso reinventar, é preciso ajudar integralmente as necessidades da empresa".

A maioria reconhece que a cura por meio de métodos rotineiros passa pelo Marketing, pois necessita de planejamento e algumas mudanças de rumo, o que levará a cura dessas patologias empresariais.

O Marketing não é somente causa, mas efeito. É na verdade um menino que se comporta como gente grande no mundo jurídico. Parece óbvio e simples fazer as pessoas felizes, mas, infelizmente, muitos se preocupam com teorias e deixam de ver a real necessidade. O Marketing também se utiliza das práticas teóricas, porém faz do óbvio uma oportunidade de negócio.
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*Analista de Marketing do escritório Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados











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