Criar uma cultura de integridade e Compliance dentro de uma organização requer um esforço coletivo que deve envolver desde a alta gestão até o que chamamos de chão de fábrica, os colaboradores que integram a base da operação.
Dentro desse esforço coletivo, o pontapé inicial na implantação de um programa de integridade e Compliance é a criação de um código de ética e conduta que esteja alinhado à estratégia de negócios da empresa, e como regra matriz contenha os valores e princípios da corporação bem como as diretrizes e orientações sobre todo o programa.
Em decorrência disso, a elaboração de políticas e procedimentos éticos e de conduta devem ser estabelecidos de forma clara para que a próxima fase a ser explorada, a de treinamentos, tenha a efetividade almejada.
Nesse sentido, os treinamentos de integridade devem ser repassados desde o onboarding de novos colaboradores, momento em que serão conscientizados sobre princípios e valores da organização, até as atualizações periódicas necessárias destes normativos inclusive aos que já compõem o quadro.
Treinamentos intuitivos e de fácil percepção, permitem ao interlocutor um maior engajamento, para isso algumas ferramentas tecnológicas auxiliam na construção, na execução e no monitoramento dos treinamentos facilitando o acesso e a compreensão.
Utilizar linguagem clara e precisa, além de trazer exemplos, podem facilitar a compreensão do programa trazendo uma maior efetividade aos treinamentos. Outra prática muito utilizada pelas empresas é a gamificação da qual é possível obter um maior engajamento dos times.
Para além dos muros da organização, os parceiros de negócios que contribuem com a atividade econômica também deverão ser periodicamente atualizados sobre o programa de integridade da organização.
Assim toda a cadeia de valor estará alinhada aos ditames do programa de integridade, bem como em conformidade com as leis do país, principalmente no combate a fraude, corrupção e lavagem de dinheiro.
A preocupação é robustecida em virtude do dano reputacional que parceiros de negócios mal-intencionados podem causar a empresa principal quando não estão em conformidade com os princípios e valores desta.