Como a IA pode ser utilizada na advocacia?
O uso da IA ainda é um mistério para alguns, mas tem se tornado mais utilizada a cada ano por diversos escritórios, então é importante conhecer as ferramentas disponíveis para ficar por dentro das tendências. A IA não substitui o trabalho humanizado e atento dos profissionais, mas simplifica as rotinas jurídicas e otimiza as atividades diárias.
Geralmente, as ferramentas de IA podem ser utilizadas para:
- Selecionar e verificar padrões em casos análogos ou precedentes;
- Coletar informações relevantes, provas e dados de sistemas digitais;
- Analisar as legislações mais recentes sobre diversos temas de forma rápida e prática.
Como é possível perceber, ao utilizar IA no seu escritório, você consegue ter mais tempo para se dedicar ao que mais importa: seus clientes e as decisões estratégicas que podem impulsionar os resultados da sua empresa.
Algumas das principais ferramentas de IA utilizadas pelos advogados são:
- Automatização de submissões de documentos e recebimento de datas das audiências para controlar prazos e processos;
- Assistentes virtuais, como o Chat GPT, para simplificar a pesquisa de leis, regulamentos e jurisprudências, analisar documentos legais e contratos para identificar inconsistências, traduzir documentos legais, entre outros;
- Sistemas de gestão para armazenar, acessar e facilitar o controle e atendimento dos processos dos clientes.
Benefícios da IA para advogados
Agora você talvez fique em dúvida se vale a pena investir em tantas ferramentas e aprender outros processos, já que está tão acostumado com a sua rotina. Porém, muitos advogados já estão percebendo as vantagens de implementar essa mudança no escritório. Confira, a seguir, os principais benefícios que os escritórios de advocacia podem garantir com IA:
- Facilidade para analisar processos e tomar decisões estratégicas;
- Ter acesso a dados de forma mais rápida e clara;
- Automatizar atividades analíticas, lógicas e cognitivas;
- Reduzir as tarefas repetitivas e a sobrecarga de trabalho;
- Identificar gargalos, erros humanos e outras falhas nos processos;
- Aumentar a eficiência operacional e diminuir custos na rotina;
- Mapear riscos e oportunidades de forma ágil e segura;
- Otimizar o atendimento aos clientes.