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Conflitos intraorganizacionais

Conflitos organizacionais são inevitáveis e evoluíram de falhas de comunicação a oportunidades de crescimento criativo, destacando a importância da mediação para resultados mutuamente benéficos.

26/6/2024

Conflitos no ambiente organizacional são uma realidade inevitável devido à diversidade de indivíduos e ideias. Historicamente, esses conflitos foram compreendidos de diferentes maneiras (ROBBINS, 2002):

A partir dessa análise, podemos concluir que o conflito, na escola moderna de administração, vem ao encontro da necessidade de colocar visões e ideias antagônicas numa mesma sala e, através das técnicas de negociação e mediação, buscar interesses comuns com resultados múltiplos e mútuos.

Como mencionado por Oruca e Rocha (2021), as organizações têm um papel decisivo na qualidade de vida dos colaboradores. Elas podem atuar como agentes enriquecedores, promovendo um ambiente saudável e estimulante, ou como agentes propiciadores de conflitos e desentendimentos, prejudicando a motivação dos funcionários e consequentemente a produtividade.

Ao se abordarem questões conflituosas nas organizações, é mister analisar e compreender suas origens. Com frequência, observamos no papel do líder, estilos de personalidade, de liderança, conflitos interpessoais e administração de conflitos.

Os conflitos são lugar-comum numa organização. No entendimento de Silva, Cabanga e Grosso (2024) são classificados em três tipos:

Ao se identificarem conflitos, é fundamental analisar se as pessoas estão nos papéis adequados e se suas competências são alinhadas às suas responsabilidades. Muitas vezes os conflitos surgem devido a pessoas certas em lugares errados, o que gera insatisfação, desconforto e baixa produtividade.

A solução para conflitos intraorganizacionais passa por:

1 - Convite a especialistas

Envolver mediadores e conciliadores para solucionar conflitos com técnicas apropriadas.

2 - Aplicação de ferramentas adequadas

Utilizar ferramentas de mediação e negociação para apurar as causas e buscar soluções.

3 - Mensuração de resultados

Avaliar os custos e benefícios das ações implementadas, garantindo que os resultados sejam positivos e sustentáveis.

A maneira como uma organização lida com os conflitos entre seus colaboradores desempenha papel decisivo para que esses conflitos sejam uma força construtiva que impulsione o crescimento e desenvolvimento ou uma fonte de tensão e descontentamento.

Ao transformarem conflitos em oportunidades estratégicas, as organizações podem fortalecer o ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso, e aumentar sua capacidade de produzir resultados lucrativos.

Mediação de conflitos, utilize sem moderação!

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ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9ª. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. Capítulo 10 Comunicação, p. 231-256.

SILVA, A. N.; CABANGA, C. S. A.; GROSSO, J. F. Problemas entre organizações e colaboradores. Academicus Magazine, v. 2, n. 01, p. 01-10, 2024.

ORUCA, H. G.; ROCHA, M. D. Gestão de conflitos no ambiente de trabalho nas empresas de pequeno e médio portes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário de Anápolis, UniEvangélica, Anápolis, Goiás, 2021.

Murilo Furtado de Mendonça Junior
Diretor de relacionamento corporativo do iPL - Institute of Performance & Leadership e presidente do IMCATE Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial. Mestre em Comunicação e Negociação pela USCS com MBA Executivo pelo Insper, MBA Especialização em Finanças pela PUC, Graduado em Direito pela UnIb e Administração de Empresas pela Universidade FUMEC, Além disso é Certificate in Practitioner em PNL pela ABPNL e Certificate in Conciliação e Mediação Judicial pela ESA OAB SP.

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