Os créditos NPL - Non-Performing Loans, também chamados de créditos estressados, têm ganhado destaque no setor de negociação de ativos, tendo em vista que podem oferecer uma boa margem de ganho a quem os negocia e ainda contribuem para mitigar os riscos na oferta de crédito, beneficiando o mercado financeiro. Esses créditos, judicializados ou não, oferecem também um bom segmento de atuação para advogados.
Entre as oportunidades que lidar com esse tipo de ativos podem trazer aos advogados, destacam-se a representação de instituições financeiras que buscam recuperar os valores devidos em empréstimos não adimplidos. O serviço pode envolver negociações com devedores, processos judiciais e outras estratégias jurídicas para garantir o pagamento dos débitos ou recuperar parte dos valores.
Essas instituições financeiras podem precisar ainda de assessoria jurídica antes da fase de judicialização dos créditos estressados, buscando advogados que ofereçam serviços de consultoria.
Além da prestação de serviços às credoras originais, os profissionais podem atuar também junto aos clientes interessados na compra e venda de carteiras de créditos NPL, facilitando as transações. Esse serviço inclui a avaliação de riscos e das eventuais obrigações associadas aos ativos, assim como a negociação de termos contratuais e a elaboração de toda a documentação pertinente.
Na outra ponta, os advogados também podem representar os devedores, aqueles que enfrentam processos de cobrança de créditos NPL. Nesse caso, os serviços são direcionados à orientação do devedor quanto aos seus direitos, sugestões e acompanhamento de acordos para pagamento das dívidas, bem como a representação judicial em sede de defesa.
Nessa área, contar com a parceria de uma empresa especializada em direitos creditórios e em negociação de ativos é de suma importância para os advogados. Isso porque essas empresas possuem equipes especializadas e exclusivamente dedicadas ao assunto, com emprego de tecnologias recentes para avaliação de riscos, análise de processos e busca de informações e de patrimônio relacionados às partes envolvidas na negociação dos créditos, sejam NPL, judiciais, precatórios ou outros.
Como se observa, atuar na área de créditos NPL pode oferecer diversas oportunidades para os advogados, sobretudo, aos que possuem especialidade em direito bancário e direito financeiro. Todavia, não obstante o conhecimento que o profissional já possua, contar com a parceria de uma empresa especializada em negociação de ativos pode ajudar a maximizar os ganhos e a conquistar mais clientes.