Migalhas de Peso

Os benefícios da antecipação de crédito judicial para credores e devedores

Credores querem pagamento rápido, enquanto devedores preferem pagar menos ou a longo prazo. A antecipação de crédito judicial beneficia ambos, oferecendo solução rápida para precatórios, recuperação judicial, créditos trabalhistas e indenizações demoradas. Para credores, isso alivia dificuldades financeiras e pode facilitar compras importantes.

22/5/2024

Quem tem dinheiro para receber, quer ser pago o quanto antes. Quem deve, quer pagar menos, com desconto ou em longo prazo. São interesses evidentemente conflitantes. Nesses casos, as partes devem abrir mão de algo para obter um benefício em troca. Normalmente, o credor se dispõe a abrir mão de um percentual da dívida para garantir o recebimento. 

A antecipação de crédito judicial faz parte desse cenário, destacando-se como uma alternativa interessante para credores e devedores em diversos contextos jurídicos, como: recebimento de precatórios, que tem prazo longo para liberação; créditos em recuperação judicial, que exigem um acompanhamento técnico aprofundado; créditos de natureza trabalhista, cuja execução pode se prolongar a depender das diligências necessárias à busca de bens do executado; ações de indenização com longa tramitação; entre outros.

Para os credores, a antecipação de crédito judicial pode se apresentar como uma solução aos desafios financeiros, pessoais e/ou familiares, enfrentados durante a espera pelo desfecho de um processo. Isso porque, de acordo com dados do CNJ, o tempo médio de duração de uma ação judicial no Brasil pode variar significativamente, chegando a vários anos em alguns casos ou, excepcionalmente, durando até mesmo uma década. A antecipação de valores também pode servir a objetivos mais positivos, como a aquisição de bens móveis ou imóveis.

Ao realizar a antecipação de valores por meio da cessão de crédito, o credor tem acesso imediato ao dinheiro, mediante o deságio combinado com a empresa cessionária. Além disso, ganha em tranquilidade e segurança financeira, visto que acaba com a incerteza sobre o resultado do processo e o tempo de espera.

Conforme se observa, a antecipação de créditos judiciais gera benefícios tanto para credores quanto para devedores. Representa uma solução flexível e eficiente para os envolvidos em ações judiciais, promovendo o acesso imediato a valores, a redução de incertezas e riscos, além de contribuir para desonerar o sobrecarregado Judiciário Brasileiro.

Renata Nilsson
CEO e sócia da PX Ativos Judiciais | Consultora especializada em fundos de investimentos (FIDCs) e plataformas focadas na aquisição de créditos judiciais incluindo trabalhistas, cíveis e precatórios.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024