O Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou recentemente a maior pesquisa já feita sobre como os brasileiros se conectam à rede. A conclusão é que 57% têm uma conectividade pouco significativa, atrapalhada por plano de acesso caro, restrito ao celular pré-pago, com baixa velocidade e dados limitados. Do outro lado, só 22% têm uma conexão com poucas limitações. Concomitantemente, outro estudo realizado pelo Instituto DataFolha1 revelou que 84% dos brasileiros consideram as bulas impressas importantes para sua segurança e entendimento sobre o uso correto dos medicamentos.
De acordo com a pesquisa do Comitê Gestor, a falta de acesso à internet de qualidade é um obstáculo para grande parte da população brasileira, especialmente em áreas rurais e comunidades de baixa renda. Apenas uma pequena parcela da população possui conexões estáveis e velocidades de internet suficientes para atender às demandas de educação, trabalho, saúde e comunicação.
Diante desse cenário, a importância das bulas impressas como fonte de informação confiável e acessível para os brasileiros se destaca ainda mais. Pesquisa do DataFolha revelou que a preferência por bulas impressas é especialmente forte entre os idosos e aqueles com menor acesso à tecnologia digital. Ter uma bula física em mãos proporciona uma sensação de segurança e tranquilidade, contribuindo para uma melhor adesão ao tratamento e prevenção de erros de medicação.
Segundo especialistas, a disparidade no acesso à internet e a dependência de recursos impressos como as bulas de medicamentos evidenciam a necessidade de políticas públicas mais abrangentes e investimentos em infraestrutura de comunicação para garantir a inclusão digital de todos os brasileiros – o que demanda uma longa jornada ainda. Além disso, ressaltam a importância de promover a educação digital e o acesso equitativo à informação em todas as regiões do país.
Nesse contexto, é fundamental que o governo e as empresas do setor de tecnologia e telecomunicações trabalhem juntos para expandir o acesso à internet de qualidade e promover soluções acessíveis de informação, como as bulas impressas de medicamentos, para garantir que todos os cidadãos tenham acesso à informação necessária a fim de tomar decisões conscientes sobre sua saúde e bem-estar.
---------------------------
1 Disponível em: https://datafolha.folha.uol.com.br/inteligencia-de-mercado/2024/03/81-da-populacao-brasileira-de-16-anos-ou-mais-sao-contra-a-perda-do-direito-a-bula-impressa-dentro-das-caixas-de-medicamentos.shtml