Crescer em um escritório de advocacia não é nada fácil. Além de toda a carga de estudos que a profissão exige, entre formação, especializações e cursos, ainda é preciso lidar com a alta concorrência e com a evolução do mercado.
O grande fato, entretanto, é que o crescimento é o único caminho para quem deseja se destacar na profissão. Afinal, manter o escritório parado no tempo é o mesmo que ser engolido pelo mercado.
A depender do momento em que seu escritório está, isso pode parecer um caminho impossível: as despesas com pessoal, aluguel e ferramentas jurídicas já representam uma grande carga para o bolso do advogado. Acrescida a isso, ainda há a necessidade de fazer marketing jurídico e investir em especializações que poderiam agregar valor ao seu serviço e expandir suas atividades.
Para isso, muitos profissionais optam por ter uma reserva financeira ou capital de giro. Mas, mesmo para isso, é necessário ter uma fonte viável de recursos, considerando também a morosidade usual no recebimento dos honorários. As principais são:
Empréstimo
É possível obter crédito a juros no mercado, a partir de bancos e outras instituições financeiras. Essa alternativa é bastante procurada por advogados, principalmente em linhas de crédito específicas para operadores do direito.
A desvantagem desse formato é a alta carga de juros, além do prazo curto para pagamento das parcelas. Ao optar pelo empréstimo, é preciso colocar tudo na ponta do lápis para não comprometer a saúde financeira do escritório.
Antecipação de honorários
Uma forma de obter recursos que tem ganhado muitos adeptos é a Antecipação de Honorários. Nesse formato, o advogado cede seus honorários a uma empresa especializada e recebe esses valores em poucos dias. A antecipação de honorários é muito vantajosa se comparada ao empréstimo, já que, além de ter taxas bem mais atrativas, os valores recebidos já são seus. Essa alternativa facilita o controle financeiro e pode, inclusive, ajudar a ter capital de giro para seguir crescendo no mercado.
Outras alternativas
Uma opção viável para equilibrar as contas do escritório e expandir é a busca por parcerias estratégicas. Colaborações com outros profissionais do ramo jurídico ou empresas de áreas complementares podem trazer benefícios mútuos, como o compartilhamento de recursos e a ampliação da base de clientes.
Investir em tecnologia também é fundamental para otimizar processos e reduzir custos operacionais. Softwares de gestão específicos para escritórios de advocacia podem ajudar na organização financeira, no controle de prazos e no gerenciamento de documentos, proporcionando uma maior eficiência no trabalho e liberando tempo para atividades que realmente agregam valor aos serviços prestados.
Para alcançar independência financeira e expandir o escritório, é preciso ter em mente uma abordagem estratégica e consciente em relação às finanças, buscando alternativas inteligentes de captação de recursos, além de parcerias estratégicas e investimentos em tecnologia.
Com planejamento e dedicação, é possível superar os desafios e alcançar o sucesso profissional no competitivo mercado jurídico.