Migalhas de Peso

Fortalecendo o espiritual e o emocional: o papel vital da entidade Tzalash no apoio aos soldados de Israel

Com mais de 10 anos de atuação, a Tzalash tem desempenhado um papel fundamental na criação de uma base sólida para que os jovens combatentes possam enfrentar os desafios do serviço militar de forma psicológica e emocionalmente saudável.

22/1/2024

No cenário desafiador do serviço militar, a importância de manter um equilíbrio psicológico, emocional e espiritual não pode ser subestimada. A organização sem fins lucrativos Tzalash, estabelecida em 2013, surge como uma força vital no apoio espiritual e emocional aos soldados do exército israelense, reconhecido como um dos mais éticos e legalistas do mundo, que vem se defendendo depois de um brutal ataque terrorista perpetrado pelo Hamas.

Com mais de 10 anos de atuação, a Tzalash tem desempenhado um papel fundamental na criação de uma base sólida para que os jovens combatentes possam enfrentar os desafios do serviço militar de forma psicológica e emocionalmente saudável. A instituição não apenas busca fortalecer o compromisso religioso dos soldados, mas também se estende para fornecer suporte emocional a esposas e viúvas de combatentes.

Segundo o general Aharon Haliva, comandante de operações do exército israelense, a Tzalash desempenha um papel crucial no fortalecimento dos soldados, permitindo que eles, por sua vez, possam oferecer suporte aos companheiros de unidade. Esse ciclo de apoio mútuo, destaca o general, é fundamental para o bem-estar do exército como um todo.

O CEO da Tzalash, Nachshon Popovich, enfatiza a importância de expandir o alcance da instituição, especialmente em períodos de conflito. Ele explica que é preciso fazer mais; muito mais, principalmente neste período de guerra, em que o fator religioso e psicológico tornam-se ainda mais relevantes para a saúde física e mental.

Além de programas destinados aos soldados em si, a Tzalash proporciona suporte às esposas e viúvas de combatentes, trazendo conforto religioso e emocional a elas e, consequentemente, a toda a família. O impacto desse apoio vai além dos indivíduos, permeando os lares e contribuindo para a coesão familiar.

O relato de Shuli, esposa de um oficial do Exército de Israel, destaca a transformação que a Tzalash pode proporcionar. "Eu estava em crise. Mas, assim que participei do meu primeiro evento do Tzalash, fiquei energizada e revigorada. Cheguei à minha casa naquela noite e liguei para meu marido na base dele e disse: 'Estamos bem; continue fazendo o que você está fazendo, defendendo o que é ético e moral'".

Popovich ressalta que, especialmente em períodos de forte crise, a demanda por apoio aumenta consideravelmente. Ele revela que, ao mesmo tempo que é preciso atender mais pessoas, aumenta o número de indivíduos que deseja auxiliar mas não sabe quem ou quais entidades.

Em tempos desafiadores, a Tzalash, que, no Instagram, está como @tzalash_brasil, continua a desempenhar um papel crucial, lembrando-nos da importância de cuidar não apenas da força física, mas também da força interior de todos aqueles que servem a um propósito, criando um ambiente de apoio, resiliência e honrando aqueles que se dedicam à proteção de seu país.

Alberto Maurício Danon
Jornalista e diretor da ADCom Comunicação Empresarial.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024