A fase de execução de um processo judicial, momento em que deverá ocorrer o devido cumprimento da condenação, possui características e dificuldades próprias. Sendo assim, o acompanhamento constante e a condução adequada por um profissional especializado ou equipe dedicada podem trazer impactos positivos sobre os resultados e, principalmente, sobre o tempo de tramitação do processo nessa fase.
Por essa razão, faz-se interessante destacar a especialização e a experiência das empresas do ramo de direitos creditórios nos procedimentos referentes à fase de execução, já que atuam majoritariamente nesse momento processual. Uma vez que essas empresas representam interesses de investidores, tem como responsabilidade primordial prezar pelo perfeito cumprimento das determinações judiciais e no menor tempo possível, utilizando-se dos instrumentos processuais mais adequados a cada situação.
Para tanto, contam com equipes altamente especializadas, com as ferramentas tecnológicas mais recentes como apoio e ainda ampla experiência, baseada no grande número de processos que analisam e direcionam. Obviamente que todo advogado ou escritório deve zelar pelos interesses de seus clientes em qualquer fase processual, entretanto, o tempo nem sempre permite uma especialização aprofundada de todos os assuntos a tratar, sendo necessário o foco do profissional no segmento de maior interesse.
Assim, ao negociar a carteira de clientes com uma empresa especializada em cessão de créditos judiciais, o profissional do direito conquista uma boa parceria, visto que contará com apoio para tomar as decisões mais acertadas em cada caso no que tange às execuções.
Há muitos advogados e escritórios que têm dificuldade de liquidar os ativos, ao se aliar ao mercado de ativos judiciais, você terá não só parte do dinheiro em mãos, mas um especialista que quer que o ativo tenha o maior valor possível e seja recebido no menor tempo.
Ressalta-se que, ainda levando em conta o deságio que a transação de cessão de crédito judicial envolve, esse tipo de parceria pode representar a otimização dos processos judiciais em fase de execução para advogados autônomos e escritórios de advocacia, além de uma redução de custos com, por exemplo, cálculos judiciais, entre outros.
Cabe lembrar que, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, a fase de execução é uma das que mais adicionam tempo de tramitação aos processos, conforme demonstram os dados do relatório “Justiça em Número 2022”. Segundo o relatório, “as maiores faixas de duração estão concentradas no tempo do processo pendente, em específico na fase de execução da Justiça Federal (8 anos e 6 meses) e da Justiça Estadual (5 anos e 9 meses)” (pág. 209).
Diante desse fato, nada melhor do que contar com a expertise de quem trabalha com foco nessa fase processual para obter os melhores resultados. Certamente, investir em uma parceria, submetendo a carteira de processos para análise e proposta de cessão de créditos a uma empresa especializada, representa um benefício para advogados e escritórios, assim como, por consequência, para seus clientes, tendo em vista a celeridade e a segurança jurídica do negócio.