Migalhas de Peso

Redução legal de tributos para médicos, dentistas, clínicas e laboratórios

O pedido é feito judicialmente, e ainda cabe a recuperação de tudo o que foi pago a maior nos últimos 5 anos.

27/10/2023

Normalmente, médicos, dentistas, clínicas e laboratórios, quando estão no Lucro Presumido, possuem um percentual de base de cálculo de 32% sobre a sua receita bruta para fins de aplicação de alíquota do IRPJ e CSLL.

Ocorre que, por sua própria importância social, hospitais que têm um tratamento diferenciado em relação à base de cálculo no lucro presumido. O que muita gente não sabe é que médicos, dentistas, clínicas e laboratórios, atendendo a requisitos específicos, quando tributados pelo lucro presumido, podem se equiparar aos hospitais para fins tributários e reduzindo substancialmente sua carga tributária.

Ou seja, se a sua clínica preenche os requisitos da lei 9.249/95 com acréscimo da lei 11.727/08: está organizado sob forma de sociedade empresária e está registrado na junta comercial; se atende as normas da ANVISA e se realiza procedimentos, exames (simples consulta não se enquadra), então, a sua empresa está apta a requerer judicialmente este benefício.

Dessa forma, com tal equiparação, médicos, dentistas, clínicas e laboratórios, terão redução da alíquota do:

Isso significa, uma redução de até 61% na sua tributação.

E significa também mais lucro para a sua clínica, agora veja alguns exemplos de procedimentos e exames que lhe dão direito ao benefício: Cirurgias gerais; exames laboratoriais; procedimentos ambulatoriais; inserção de implantes; procedimentos dermatológicos, botox, dentre outros...

Lembrando que o pedido é feito judicialmente, e ainda cabe a recuperação de tudo o que foi pago a maior nos últimos 05 anos. Ou seja, você coloca um dinheiro no seu caixa e ainda garante uma economia de mais de 60% pro futuro da sua empresa.

Dayane Matos
Advogada, pós graduada em Direito Público; Pós Graduada em Direito Empresarial; MBA em Tributário, Compliance e Auditoria Digital; Tributóloga pelo IBPT ; Escritora de Artigos Jurídicos; Palestrante.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024