No mês de maio, o SINSEP-GO, Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás, protocolou ação da data-base referente aos anos de 2018, 2019 e 2020.
Você sabe o que é data-base? A data-base é o período do ano em que empregadores e empregados (representados pelo sindicato de classe) se reúnem para rever acordos referentes às condições de trabalho e salário.
É um período importante para a aquisição de melhorias para a categoria, podendo melhorar condições de trabalho, salário e, consequentemente, o serviço oferecido.
Os salários dos policiais penais de Goiás não tiveram reajustes nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, acumulando um total de 24% de defasagem. Isso não se aplica somente aos policiais penais, mas também a todos os outros servidores públicos do estado de Goiás.
Por conta disso, os servidores fazem jus não só ao aumento de salário, que está defasado, como também deveriam receber o retroativo de todos esses anos. Alguns servidores entraram com ação solicitando a correção do salário e recebimento do valor retroativo referente aos anos anteriores e obtiveram sucesso.