Migalhas de Peso

Seu escritório está pronto para os próximos 25 anos?

Se você dirige uma empresa, sabe o desafio que é manter um negócio competitivo por tanto tempo.

27/8/2023

No Brasil, quase 80% dos pequenos negócios cerram suas portas antes do segundo ano de vida. Os motivos? Falta de planejamento, dificuldade em gerir conflitos internos, dificuldade em administrar as finanças, e por aí vai. Questões que toda empresa passa, e que algumas, como o Escanhoela Advogados, têm sabido superar ao longo do tempo.

Já discorremos em outros artigos sobre o que faz uma empresa durar tanto tempo. Quero apenas reforçar 3 dicas que ajudarão seu escritório nessa empreitada para que ele continue ser bem-sucedido, hoje e no futuro.

1. Tenha um comitê gestor

O dia a dia em uma empresa consome muita energia. Se não estiverem atentos, é provável os sócios fiquem preso ao operacional, impossibilitados de resolver problemas críticos do escritório. Como prospectar negócios? Como fazer uma área deficitária se tornar lucrativa? O que fazer para reter pessoas importantes à firma? Não são perguntas fáceis de responder. O fato de você não ter respostas claras para elas, no entanto, não significa que não devam ser encaradas. Pelo contrário, é sinal de que os sócios têm se debruçar sobre tais assuntos com profundidade.

A melhor forma de fazer isso é ter um comitê gestor na firma, que se reúna com frequência e se concentre de fato nos temas críticos para seu crescimento. Pode ser decisivo contar com um consultor externo para o bom funcionamento do grupo. Alguém que ajude os sócios a se relacionarem melhor e a manterem o foco na pauta estratégica definida.

2. Analise mensalmente os resultados financeiros

Em muitas empresas que ajudamos, os sócios não possuem o hábito de se reunir periodicamente para discutir os resultados alcançados. Isso não é apenas importante, é vital. É durante essas reuniões que todos passam a conhecer o escritório sob o ponto de vista dos números. Afinal, não é porque temos muitos clientes e casos novos chegando que o escritório está financeiramente bem. Não é porque temos bons profissionais que os trabalhos são lucrativos.

A análise financeira mensal faz com que todos os sócios tenham uma visão mais uniforme da empresa, reduzindo conflitos interpessoais e ajudando todos a se concentrarem no que realmente importa.

3. Tenha uma política de gestão de pessoas meritocrática

Eu costumo dizer que um escritório vende basicamente duas coisas: tempo e conhecimento. Se você observar bem, ambos são recursos que só podem ser fornecidos pelas pessoas. Ora, é essencial, portanto, que os profissionais que nele atuam queiram disponibilizar esses recursos em prol de realizar o melhor serviço ao cliente. Como conseguir isso? O primeiro passo é ter uma política de gestão de pessoas meritocrática, que garanta remunerações compatíveis com o mercado e oportunidades de crescimento conforme o desempenho de cada um.

A longevidade de seu escritório está muito atrelada à qualidade da gestão que ele possui. Investir no aprimoramento dessa gestão (no nível estratégico, tático e operacional) assegura que os trabalhos serão realizados com qualidade ao longo do tempo e que os melhores resultados sejam alcançados.

Sebastião de Oliveira Campos Filho
Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Há 20 anos fundou a Oliveira Campos Consultoria, empresa especializada no mercado jurídico e que já atendeu mais de 70 escritórios de advocacia. É autor do livro Gestão Jurídica, Perguntas e Respostas que Levarão seu Escritório a um Desempenho Superior.

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