Migalhas de Peso

Como manter o green card fora dos EUA

É importante manter o seu status de residência permanente, mesmo quando houver a necessidade de se ausentar do país por um período prolongado.

23/8/2023

Como um Green Card holder (residente permanente dos Estados Unidos), é importante manter o seu status de residência permanente, mesmo quando houver a necessidade de se ausentar do país por um período prolongado. Se planejar ficar fora dos Estados Unidos por mais de quatro meses, é necessário adotar medidas para garantir que não ocorra o abandono da sua residência permanente e consequentemente a perda do benefício migratório. Aqui estão algumas diretrizes para ajudá-lo a manter a sua residência permanente nos EUA enquanto estiver no exterior por até dois anos:

Re-entry permit

Antes de sair dos EUA, o residente permanente pode solicitar uma autorização de reentrada. Esse documento permite ao portador de Green Card se ausentar dos EUA por até dois anos. A permissão de reentrada servirá como evidência da sua intenção de manter a sua residência nos EUA enquanto estiver ausente.

Vínculos com os EUA

Outro aspecto importante é demonstrar a sua intenção de retornar aos Estados Unidos através dos seus vínculos com o país. Mantenha a sua casa nos EUA, contas bancárias, propriedades e outros vínculos significativos. Mantenha um endereço postal nos EUA e continue a apresentar declarações de impostos nos EUA como residente.

Tempo limitado no exterior

Embora uma permissão de reentrada permita que o beneficiário fique fora dos EUA por até dois anos, geralmente é recomendado não exceder esse limite. Ficar no exterior por períodos mais longos pode suscitar questionamentos sobre a sua intenção de manter a residência nos EUA.

Evidências documentais

Mantenha registros do tempo que passou no exterior, incluindo itinerários de viagem, cartões de embarque, carimbos de entrada/saída e outras evidências da sua presença fora dos EUA. Guarde um registo das razões para a sua ausência prolongada, como tarefas de trabalho, atividades educacionais, questões familiares ou tratamentos médicos. Estes documentos podem ajudar a apoiar o seu caso, se necessário.

Retornar antes da expiração da permissão de reentrada

Se conseguir regressar aos EUA antes de a sua permissão de reentrada expirar, é uma boa ideia fazê-lo. Isso demonstra o seu compromisso com a sua residência nos EUA e caso haja a necessidade de estender esse período de ausência do país, você deverá retornar aos EUA e pedir a renovação do seu re-entry permit.

Continuar a apresentar declarações de impostos nos EUA

Continue a apresentar declarações de impostos nos EUA como residente, mesmo que esteja a ganhar rendimentos no exterior. Isso ajuda a estabelecer a sua intenção de manter os vínculos com os EUA.

Witer Desiqueira
Especializado em Direito Corporativo e Imigratório Americano.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Discriminação nos planos de saúde: A recusa abusiva de adesão de pessoas com TEA

19/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024