Migalhas de Peso

Buscando a verdade fora de nós, mas a verdade está na IN não na IA

A Inteligência Natural (IN) é quem tem o poder-dever da ECOINOVAÇÃO.

25/7/2023

A história sempre caminhou por meio de rupturas de conhecimento para oferecer nova oportunidade a própria humanidade, que continua no mesmo erro, como se fosse mais fácil idolatrar alguma tecnicidade e colocar a verdade fora do humano, pois o que define o homem1 não é a capacidade de criar uma segunda natureza – biológica, social e cultural é sobretudo a capacidade de superar as estruturas criadas para criar outras. Destarte, continuando abraçar o novo com o pensamento, premissas daquele mundo antigo sem perceber a necessidade de superar o passado.

Quando a própria natureza aponta o caminho novo para a humanidade seguir, o novo pode surgir em novo modo existencial que a única2 maneira de acontecer é percebendo a totalidade que sempre deve estar presente, pois a verdade não é absoluta e representada em partes isoladas e sim flexibilizada3 pela polissemia da verdade que constitui gradativamente uma massa densa.

A cada tecnologia surgida na história surge o novo conhecimento que deve ser implementado orientado por novos paradigmas que precisam serem internalizados para facilitar a depuração de antigos e não deixar reinar no cenário contemporâneo as ocorrências do tipo: advogado4 que foi agredido por policial em Batatais/SP, juiz manda policiais retirarem advogado5 de audiência por ter dado água para testemunha, Falta de laudo pericial6 inviabiliza a condenação de fazendeiro por dano ambiental, Magistrado repreende advogada7 por filho em sessão e muitas outras situações, como as originadas por meio da violência de gênero, ocorrendo no cenário contemporâneo nas mais diversas áreas que deveriam buscar a causa e não pensar que é algo isolado porque não é isolado da totalidade, portanto as consequências também não são isoladas. Todo ponto tem uma correlação com o universo.

A Inteligência Artificial (IA) não irá resolver esses problemas que não são isolados e também o impacto não é isolado e mais uma vez a humanidade querendo escolher um salvador da pátria, antes um humano isolado e agora um criação humana isolada velando a necessidade de perceber que é na Inteligência Natural (IN) que está o caminho para se alcançar a autêntica verdade, por permitir por meio da ecoinovação perceber que o olhar sistêmico, holístico de forma profunda é que irá fazer a humanidade sair do isolamento e ser percebida como uma co-humanidade e cada humano como co-humano orientado por uma ética ecocêntrica, percebendo que o Outro é importante para o desenvolver de consciência8 do cidadão, na comunidade que faz seu uso, na sociedade em geral e no planeta.

Para desenvolver a humanidade, não é idolatrando a IA (Inteligência Artificial) e sim por meio da IN (Inteligência Humana) que sendo, o humano diferente dos demais seres, tem o poder de transformar e que agora não há necessidade de simples transformação e sim de transformações complexas a começar pela internalização dos paradigmas contemporâneos pelo co-humano e pela depuração daquelas premissas que fundamentaram o antigo mundo.

O humano precisa aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver para assumir a postura de co-humano, pois todo humano tem a uma cota de reponsabilidade para melhor qualidade de vida no planeta. É desenvolvendo a IN (Inteligência Natural) que vamos conseguir.

____________

1 MERLEAU-PONTY, Maurice. A estrutura do comportamento: percebido de uma filosofia da ambiguidade de Alphonse de Waelhens. Tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

2 KRISHNAMURTI, J. Liberte-se do passado. 17, ed. São Paulo: Cultrix, 2016.

3 MARINHO, Girlei Veloso. Desafio da Advocacia: ôntico: ontológico. 1, ed. Porto Velho, 2023.

4 MIGALHAS. Advogado é agredido por policial civil em Batatais-SP. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/quentes/389512/advogado-e-agredido-por-policial-civil-em-batatais-sp . Acesso em 24/07/2023.

5 MIGALHAS. Juiz manda policiais retirarem advogado de audiência, OAB desagrava. Disponìvel em: https://www.migalhas.com.br/quentes/387301/juiz-manda-policiais-retirarem-advogado-de-audiencia-oab-desagrava. Acesso em 24/07/2023.

6 JORNAL DA ORDEM, A advocacia bem informada. Falta de laudo pericial inviabiliza a condenação de fazendeiro por dano ambiental. Disponível em: https://www.jornaldaordem.com.br/noticia-ler/falta-laudo-pericial-inviabiliza-condenacao-fazendeiro-por-dano-ambiental/49292. Acesso em 24/07/2023.

7 MIGALHAS. Tira concentração, magistrado repreende advogada por filho em sessão. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/quentes/372093/tira-concentracao--magistrado-repreende-advogada-por-filho-em-sessao. Acesso em 24/07/2023.

8 MARINHO, Girlei V. Cadeia de custódia da prova pericial: ecoprodução. Ed. 1. Porto Velho – RO, 2021.

Girlei Veloso Marinho
Mestre em gestão pública, Advogado, Perito Criminal, Graduado em Direito e Farmácia, pós graduado: Direito constitucional e administrativo, Processo civil, gestão pública, Curso superior de polícia .

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024