Migalhas de Peso

Desafios das carreiras jurídicas no universo 5.0

Os profissionais jurídicos enfrentam desafios éticos e devem aderir a altos padrões de conduta profissional.

21/6/2023

Fui convidado para participar da Conferência Estadual de Pernambuco pela Ordem dos Advogados de Pernambuco – OABPE, o que muito me honrou.

O Painel Desafios das Carreiras Jurídicas no Universo 5.0 teve a participação do Moderador e Presidente de Mesa, Ivo Tinô do Amaral, Secretário-Geral da OABPE, e dos palestrantes: Ingrid Zanella Andrade Campos, Vice-Presidente da OABPE, Cíntia Granja, Promotora do MPE em Petrolina, Andrei Rocha, Delegado de Polícia de Pernambuco, e do advogado Stanley Martins Frasão.

Assim, transporto a minha fala do dia 25 de maio de 2023, proferida na mencionada Conferência:

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Leon C. Megginson (Esta frase foi proferida por Leon C. Megginson, professor da Louisiana State University, em seu discurso em 1963, onde apresentou a sua interpretação da ideia central de "A Origem das Espécies" de Charles Darwin.

Dúvidas não há de que a Inteligência Artificial irá causar uma nova mudança na Advocacia e no Judiciário, dentre outros, assim como aconteceu, por exemplo, com a introdução no mundo jurídico da máquina de escrever, do computador, do telex e depois do fax.

Cito algumas das principais Carreiras Jurídicas: Advocacia Privada, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Magistratura, Promotores e Procuradores de Justiça, Carreiras Policiais, Carreiras de Suporte Legislativo e Diplomacia.

As carreiras jurídicas enfrentam diversos desafios no universo profissional. Alguns desses desafios incluem:

Competição acirrada: 

O campo jurídico é altamente competitivo.

Grande número de profissionais disputando vagas em escritórios de advocacia, órgãos públicos e outras instituições jurídicas. 

Os profissionais precisam se destacar e demonstrar habilidades e conhecimentos sólidos para obter sucesso em suas carreiras.

Atualização constante: 

O campo do direito está em constante evolução, com mudanças nas leis e na jurisprudência. 

Os profissionais jurídicos precisam se manter atualizados sobre as novas legislações e decisões judiciais relevantes, a fim de fornecer aconselhamento jurídico preciso e eficaz.

Carga de trabalho intensa: 

As carreiras jurídicas são conhecidas por envolverem longas horas de trabalho.

Prazos apertados.

Demandas intensas. 

Os profissionais muitas vezes têm que lidar com uma carga de trabalho pesada e múltiplos casos simultaneamente, o que pode causar estresse e pressão.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: 

Devido à carga de trabalho intensa, muitos profissionais jurídicos enfrentam dificuldades em conciliar suas responsabilidades profissionais com sua vida pessoal. 

A pressão para cumprir prazos e a disponibilidade constante podem prejudicar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Pressão emocional: 

As carreiras jurídicas podem envolver lidar com casos sensíveis e emocionalmente desafiadores.

Os profissionais podem enfrentar a pressão de lidar com clientes em situações difíceis, testemunhas traumatizadas e litigantes hostis. 

Essa pressão emocional pode afetar o bem-estar mental e emocional dos profissionais jurídicos.

Tecnologia e automação: 

Com o avanço da tecnologia, a automação está se tornando cada vez mais presente no campo jurídico. 

Isso pode representar um desafio para os profissionais, porque certas tarefas jurídicas podem ser automatizadas, reduzindo a demanda por determinados serviços legais.

Ética e responsabilidade profissional: 

Os profissionais jurídicos enfrentam desafios éticos e devem aderir a altos padrões de conduta profissional. 

Eles precisam tomar decisões difíceis e muitas vezes têm a responsabilidade de representar os interesses de seus clientes dentro dos limites legais e éticos.

Mas, o campo jurídico também oferece oportunidades significativas de crescimento, realização profissional e contribuição para a Sociedade.

As espécies de sociedades de advogados têm por objeto regular e disciplinar as relações entre advogados, administrativa e financeiramente, praticando os atos que não sejam privativos de advogados (art. 1º, lei 8.906). 

Primeiro Perfil Nacional das Espécies de Sociedades de Advogados do, com data de corte no dia 28/5/21, apontou um total de 108.426 espécies de Sociedades de Advogados registradas, em 58 anos, sendo 62.344 (59%) Sociedades de Advogados e 46.082 (41%) Sociedades Individuais de Advocacia. 

105.617 espécies de Sociedades de Advogados ativas e 2.809 baixadas (2,5% das sociedades registradas).

Dos 1.221.034 advogados com inscrições ativas no país, também em 28/5/21, somente 220.186 (18,03%) integravam sociedades de advogados.

Às Advogadas e aos Advogados a certeza de que a vida em uma das duas espécies citadas é uma oportunidade disfarçada e bem mais confortável em vários níveis:

(Imagem: Divulgação)

Stanley Martins Frasão
Advogado do escritório Homero Costa Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024