Com a crescente preocupação da sociedade quanto às mudanças climáticas, à desigualdade social e à ética corporativa, os consumidores estão se tornando mais exigentes em relação aos produtos que consomem e às empresas que os produzem.
Segundo uma pesquisa recente, 50% dos brasileiros consideram que a falta de contribuição social e ambiental das empresas impacta uma vida menos sustentável.
Mesmo com valores acima da média, os consumidores estão dispostos a pagar até 40% a mais por produtos e serviços sustentáveis, segundo um estudo de 2021 da IBM. Os dados ainda mostram que 62% deles modificariam hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.
Os produtos ESG (Environmental, Social e Governance) estão se tornando cada vez mais populares em diversos setores, desde alimentos e bebidas até tecnologia e moda. Empresas como Patagonia, Tesla e Ben & Jerry’s são exemplos de marcas com um forte compromisso com a sustentabilidade. Elas vêm atraindo cada vez mais consumidores preocupados com questões ambientais e sociais.
Além disso, investidores também estão demonstrando uma crescente preferência por empresas que adotam práticas ESG. Conforme a Global Sustainable Investment Alliance, o mercado global de investimentos sustentáveis atingiu US$ 35,3 trilhões em 2020, um aumento de 15% em relação a 2018.
No entanto, é importante ressaltar que a adoção de práticas ESG não é apenas uma questão de imagem ou marketing para as empresas. Recentemente, os países da União Europeia anunciaram que só vão comprar produtos do agronegócio brasileiro se os exportadores comprovarem que, na origem, não houve o desmatamento da Amazônia. Logo, estabelecer posicionamento e metas sustentáveis é uma demanda urgente.
Ao investir em práticas que prezam pelo cuidado com o meio ambiente, além de obter resultados benéficos ao planeta, as empresas conquistam a aprovação de investidores, clientes e demais stakeholders.
O Instituto S Company, especialista na certificação ESG, foi criado por meio de uma iniciativa que reúne os maiores indicadores de referência sobre o tema environmental, social e governance do mercado. Partindo de um minucioso estudo, a entidade identificou 1.555 indicadores das principais agências e instituições ligadas ao ESG, sendo que 868 desses indicadores estão presentes na NBC T 15 (Normas Brasileiras de Contabilidade), um regulamento que fornece indicadores de medição para informações de natureza social e ambiental. O estudo considera também a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e seus objetivos de desenvolvimento sustentável, contemplando 100% dos parâmetros do BSA (Balanço Social e Ambiental), assim como os demais indicadores de mercado.