Migalhas de Peso

CARF permite aproveitamento dos créditos de PIS/Cofins sobre frete de insumos com alíquota zero

O precedente criado corrobora o entendimento de que o óbice ao creditamento sobre bens ou serviços não sujeitos ao pagamento das contribuições.

10/4/2023

Em recente julgamento, a 3ª turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais do CARF, permitiu, por maioria dos votos, que um contribuinte se aproveitasse dos créditos do PIS e da Cofins sobre as despesas com frete de insumos adquiridos com alíquota zero (Processo 10183.901785/2012-34).

Importa destacar que a antiga jurisprudência do Conselho tinha o entendimento de que os fretes na aquisição de insumos eram indissociáveis dos produtos em si, portanto, nos casos de insumos adquiridos com alíquota zero, as despesas com os respectivos fretes não viabilizariam o creditamento de PIS e da Cofins. Contudo, em 2022, referido entendimento foi alterado pela última instância do CARF, ocasião em que restou reconhecido que as despesas com frete sobre aquisição de insumos desonerados geram direito aos créditos de PIS/Cofins (Processo 13888.907917/2011-10).

E, seguindo o referido entendimento favorável aos contribuintes, a CSRF mais uma vez assim se posicionou, ainda que por meio de uma nova composição da Turma, ressaltando, neste recente julgamento, a importância de o Conselho seguir o previsto na IN 2.121/22,  a qual foi publicada em 20 de dezembro de 2022, pela Receita Federal do Brasil, e passou a admitir o creditamento sobre o frete de insumos adquiridos com alíquota zero. 

Dessa forma, o precedente criado corrobora o entendimento de que o óbice ao creditamento sobre bens ou serviços não sujeitos ao pagamento das contribuições, prevista no art. 3°, Parágrafo 2°, das leis 10.833/03 e 10.637/02, não deve ser estendido ao respectivo frete, ainda que se trate de matéria-prima adquirida com alíquota zero.

Fernando Loeser
Bacharel em Direito pela PUC/SP. Sócio advogado do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Priscila Regina de Souza
Bacharel em Direito e Letras pelas Faculdade Metropolitanas Unidas. Especializada em Direito Tributário pela PUC/SP. Sócia advogado do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Bibianna Peres
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. MBA em Direito e Relações Internacionais pela FGV. Associada do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Thulio Alves
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário IESB. Advogado do escritório Loeser e Hadad Advogados.

Igor Navarro
Bacharel em Direito. UniCEUB, Nono Semestre.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024