Em evento promovido pelo WTC BUSINESS CLUB, no último dia 16 de março, mais conhecido como WTC Exchange, do qual participam um grupo exclusivo de executivos, empreendedores e gestores de negócios, tivemos a oportunidade, a convite do GRUPO RS Serviços, apresentar o primeiro tema ligado ao escopo do evento.
Com base no tema central, iniciamos com uma pergunta central: O que esperar do mundo dos negócios no século XXI? E quais os desafios dos empresários, executivos, CEO e CFO?
É o início de uma nova era nos negócios
No contexto geral, temos as transformações econômicas, a desintegração de mercados com a desestruturação das cadeias de abastecimento, bem como do trabalho, questões geopolíticas, diversidade, ESG, gestão da força de trabalho, mudanças no comércio global, integração econômica, desafios com eventos externos e aumento do protecionismo.
Mas no evento, em nossa apresentação, nos concentramos no tema Gestão de Pessoas. Passamos rapidamente pela linha do trabalho, para discutir o ponto central: O gap entre trabalho e empregabilidade, o Mindfulnesss + foco + eficiência – eficácia + produtividade.
Linha do trabalho
- Problema físico – trabalho remoto em casa – COVID 19
- Problemas de saúde – trabalho em casa
- Problemas psicológicos – conflitos trabalho via pessoal vida familiar
- Burnout
- Multitask
- Big Resignation
- Mindfulness
- Produtividade
- Os Nômades digitais
- O Etarismo, palavra que define o preconceito por idade
- Upskilling – requalificação dos C-Level
- Quiet Quitting’, que traduzido para o português significa desistência silenciosa. – Defende trabalhar o mínimo necessário
- The Great Resshuffle - uma nova visão sobre o trabalho – conexão entre propósito e profissão
- Job Hopping – fenômeno da Geração Z – mudança de emprego a cada três meses
Na visão dos executivos do GRUPO RS Serviços, a perpetuidade dos negócios passa pelas pessoas, e, com base nessa premissa, acolhida, educação, simpatia, gentileza e alegria são valores que são disseminados no atendido a clientes.
Para o CEO, Renato Botelho, “a cultura do GRUPO RS Serviços é atender bem todas as pessoas”
Assim, desse primeiro encontro, foram discutidos entre os participantes duas proposições para garantir a perpetuidade dos negócios em tempos difíceis:
1 - Repensar o mundo do trabalho – não onde e quando trabalhamos, mas por que trabalhamos?
2 - Atendimento e respeito aos clientes – serviços que visem o atendimento e superem as expectativas dos clientes.