Migalhas de Peso

NFTS Utilitários: 10 casos de uso para transformar empresas ou empreendimentos

Para que uma empresa possa disponibilizar NFTs Utilitários, é necessário que sejam atendidos os requisitos tecnológicos para a programação, cunhagem e lançamento dos NFTs, como a escolha da blockchain adequada ao projeto (v.g. Solana ou Ethereum), a escolha de uma plataforma de emissão e gerenciamento de NFTs, e a escolha de um provedor de serviços de custódia.

22/2/2023

INTRODUÇÃO

As criptomoedas já são uma realidade no mundo dos negócios, mas a tecnologia blockchain tem muito mais a oferecer. Os NFTs (Non-Fungible Tokens) são uma das inovações que têm ganhado espaço recentemente, especialmente no mercado de arte e colecionáveis. No entanto, esses ativos digitais exclusivos também apresentam uma série de oportunidades para as empresas, desde a monetização de produtos e serviços até a interação com comunidades.

E para explanar estas oportunidades, este artigo partirá de conceitos básicos para a compreensão do tema, enfatizará 10 exemplos de aplicação dos NFTs para distintos modelos de negócios e, por fim, ressaltará os requisitos regulatórios e tecnológicos para a emissão e comercialização desses ativos.

1. O que é um NFT?

Os NFTs (Non-Fungible Tokens) são ativos digitais que utilizam a tecnologia blockchain para garantir a autenticidade, a rastreabilidade e a exclusividade de um item virtual. Cada NFT é único, por isto infungível, e possui um registro imutável na blockchain, o que garante a autenticidade do ativo e impede sua duplicação ou adulteração.

2. O que é um NFT Utilitário?

Os NFTs Utilitários são uma categoria específica de NFTs que têm uma utilidade prática e não se limitam apenas a representar uma obra de arte ou um item colecionável. Eles podem ser utilizados em diversas aplicações, como na comprovação de autoria, registro de propriedade intelectual, certificação de ativos, entre outros.

3. Casos de uso de NFTs Utilitários para distintas atividades empresariais

Empreendedores, empresários e sociedades empresárias podem se beneficiar de diversas maneiras com a utilização de NFTs Utilitários, tais como:

4. Benefícios dos NFTs Utilitários para empresas

Os NFTs Utilitários oferecem diversos benefícios para as empresas, tais como:

5. Requisitos legais e regulatórios

Quanto aos requisitos legais e regulatórios para disponibilização de NFTs Utilitários, destacamos que a emissão de NFTs pode ser considerada um valor mobiliário, o que implica a observância das regras e normas estabelecidas pela CVM. O Parecer 40/22 da CVM estabelece orientações quanto à caracterização dos NFTs como valores mobiliários e os requisitos para a emissão e comercialização desses ativos. Além disso, a lei 14.478/22 também traz disposições sobre a emissão e negociação de criptoativos, incluindo os NFTs.

Ressalta-se que, mesmo para NFTs classificados como valores mobiliários, há possibilidade de suas ofertas de maneira restrita, para investidores qualificados e profissionais, desde que se observem os requisitos das Resoluções e Instruções Normativas da Comissão de Valores Mobiliários.

6. Requisitos tecnológicos

Ademais, para que uma empresa possa disponibilizar NFTs Utilitários, é necessário que sejam atendidos os requisitos tecnológicos para a programação, cunhagem e lançamento dos NFTs, como a escolha da blockchain adequada ao projeto (v.g. Solana ou Ethereum), a escolha de uma plataforma de emissão e gerenciamento de NFTs, e a escolha de um provedor de serviços de custódia.

CONCLUSÃO

O texto tratou dos NFTs Utilitários e apresentou 10 casos de uso para empresas, como certificação de produtos, direitos autorais, emissão de ingressos e programas de fidelidade. Além disso, destacou os benefícios desses ativos digitais para as empresas, como autenticidade, segurança e transparência, e os requisitos legais e regulatórios para sua emissão e comercialização. Porém, asseverou-se que os NFTs podem ser considerados valores mobiliários e, por isso, devem seguir as normas estabelecidas pela CVM. Por fim, foram citados os requisitos tecnológicos para a programação, cunhagem e lançamento dos NFTs.

Por conseguinte, é importante que as empresas contem com o auxílio de um(a) advogado(a) especializado(a) em criptoativos para garantir que todas as questões legais e regulatórias sejam observadas corretamente e não somente as tecnológicas, sob pena de sanções administrativas e até penais.

----------------------

Parecer 40/22 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), disponível em: https://conteudo.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/pareceres-orientacao/anexos/Pare040.pdf;

Lei 14.478/22, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/L14478.htm;

“What are NFTs? Here’s what you need to know.” CNBC, disponível em: https://www.cnbc.com/2021/03/11/what-are-nfts.html;

“Understanding NFTs: A Beginner’s Guide.” BlockFi, disponível em: https://blockfi.com/what-are-nfts/;

“NFT Regulation: What You Need to Know.” Decrypt, disponível em: https://decrypt.co/79827/nft-regulation-what-you-need-to-know;

“The Benefits of NFTs for Businesses.” Forbes, disponível em: https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2021/05/24/the-benefits-of-nfts-for-businesses/?sh=6db55b6d5b6c;

“How to Create and Sell NFTs: A Beginner’s Guide.” CoinMarketCap, disponível em: https://coinmarketcap.com/alexandria/article/how-to-create-and-sell-nfts-a-beginners-guide.

Adriano Felix
Advogado em Regulação e Compliance Cripto, Tokenizações, NFTs, Criptomoedas e WEB3. Mestre em Direito, Mestre em Educação e Professor Universitário de Direito Internacional, Empresarial e Tributário.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024