Migalhas de Peso

Advogado criminalista bom e barato?

Lembramos que a OAB, tem uma tabela de honorários advocatícios com valores mínimos a serem cobrados por seus serviços.

8/2/2023

Recentemente escrevi um artigo sobre o valor de uma consulta com um advogado criminalista.

No geral, os honorários refletem a competência, a experiência adquirida no exercício da profissão e a reputação conquistada pelo trabalho sério e respeitoso.

Quanto a encontrar um advogado bom e barato, não seria muito coerente ou recomendável acreditar que isso exista.

Honorários advocatícios não são considerados baratos, e não são, relativamente, pois envolve um profissional habilitado, que cursou uma faculdade por 5 anos, que continua se aprimorando, que trabalha com questões complicadas em defesa de direitos e, em última instância, com a liberdade do indivíduo. Quanto mais complicada a causa, obviamente mais custará.

Honorários advocatícios variará de advogado para advogado, pois advogados iniciantes geralmente cobrarão menos que advogados experientes e advogados reconhecidos cobrarão mais por esse reconhecimento.

Assim como explanamos no artigo sobre o valor da consulta, os honorários advocatícios em nosso escritório também agregam os valores que um cliente recebe com a contratação de nossos serviços. Competência, experiência, confiança, seriedade, respeito e atendimento pessoal com atenção às necessidades individuais do cliente.

E assim como muitas pessoas não consultam um advogado criminalista por não admitir o valor agregado no preço da consulta, muitas pessoas acreditam que não podem contratar um escritório de ponta, com advogados especialistas em advocacia criminal, por entenderem que todos cobram um valor exorbitante pelos seus serviços.

Lembramos que a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, tem uma tabela de honorários advocatícios com valores mínimos a serem cobrados por seus serviços.

Roberto Parentoni
Advogado Criminalista desde 1991. Formou-se pela Faculdade de Direito da UniPinhal. Fez sua Pós-Graduação e especializou-se em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Mackenzie. É professor de pós-graduação e da ESA – Escola Superior da Advocacia, onde ministra curso sobre Tribunal do Júri.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024