Senhoras e Senhoras colegas. Fá-lo-ei esforço de Hércules esticando todo o conhecimento, da educação formal e informal, para alinhavar o melhor texto extraindo 21 passos para a felicidade jurídica. Que Themis conceda tintas de ouro; espero do fundo da alma poder ajudar; vamos refletir!
Paz. Razão. Paciência. Diuturnamente nós juristas, mormente os faixa-brancas, passamos por teste de PRP (paz, razão e paciência) durante nosso delicado trabalho. A vida do cidadão que escolheu trabalhar com o ordenamento jurídico, em todas as áreas deste enorme leque, tem inúmeros benefícios e alegrias, mas, vez ou outra, encontramos adversidades no caminho que tiram até o melhor monge do estado pacífico.
Não interessa se você começou hoje a educação formal no curso de Direito ou já tem 100 anos de dedicação e toda vantagem que a educação informal nesta magnífica área, todos temos, uns menos e outros a toda hora, de momentos com temperamento elevado.
Ao estudar a filosofia dos estóicos gregos e encaixar com a atividade jurídica hodierna, temos a confirmação daquilo que todos imaginam, mas ignoram por ego: a maioria dos obstáculos que temos são criados por nós mesmos. Por isso, elenco 21 hábitos que transformarão sua produtividade em 2023:
- Prazos.
Use os prazos de vencimento a seu favor em vez das datas de vencimento usarem você.
Terminar uma tarefa quando o prazo está próximo causa estresse. Nervosismo do acúmulo de prazos cega qualquer gênio. Impede o desenvolvimento de uma peça digna e completa. Pensamos mais no relógio e menos nos argumentos.
Comece e termine bem antes, no horário que você escolher.
- Micro Tarefas:
Quando uma tarefa (petição, parecer ou estudo) for muito grande, é comum você não saber por onde começar errando às vezes.
Quebre a tarefa em etapas, analise se é melhor fazer primeiro: o menor passo ou o mais difícil.
Faça isso.
- Construir a tempo de trabalhar também sua mente:
Sua vida está sempre evoluindo, mais processos, mais clientes, mais tarefas, mais responsabilidades.
Garanta que sua mente evolua com você, analise seu crescimento todo mês, não apenas o financeiro, mas as responsabilidades que aumentaram.
- Bloqueio de tempo:
Bloqueie o tempo para suas tarefas mais importantes (não apenas reuniões), mas quando precisar peticionar e estudar processos ou livros.
- Gerencie sua energia:
A energia sub-humana parece legal em filmes, mas não funciona para você.
Faça pausas, hidrate-se e alimente-se corretamente.
- Fique melhor em dizer “não”:
O que as pessoas querem é um trabalho "ocupado", não um trabalho produtivo. Seja produtivo escolhendo o que fazer e agradecendo quando não puder atender.
- Siga a regra dos 3 minutos:
Se você conseguir concluir uma tarefa em 3 minutos ou menos, faça-a imediatamente.
Resolver é o resultado que você precisa ter na mente.
- Use a Matriz de Eisenhower para identificar prioridades de longo prazo:
- Elimine as distrações:
Desligue todas as notificações, em determinados momentos do dia deixe apenas as urgentes. Notificações do celular são verdadeiros matadores de produtividade.
- Não responda diretamente às pessoas:
Tenha um momento do dia respondendo a todas as mensagens que recebeu durante o dia. Se parar para responder sempre que vier, seu dia passa e seus prazos crescem.
- Defina um cronômetro:
Antes de iniciar uma tarefa, veja quanto tempo deseja alocar para ela e cumpra-a.
- Mantenha seu telefone fora de vista:
Os goles de dopamina do seu telefone são mais fortes do que sua força de vontade. Não tente brigar com isso.
Crie barreiras para manter o controle, como as acima ditas.
- Jornal e Notícias:
Uma reflexão diária sobre acontecimentos públicos garante que você esteja no controle de sua vida.
- Entenda o trabalho raso versus profundo:
Priorize o trabalho que só você pode fazer, em vez de tarefas 'ocupadas', como responder e-mails no início de cada dia.
- Programe as distrações:
Quando você começar a trabalhar, anote quando será sua próxima pausa. Contudo e frisando, respeite o horário agendado.
- Desenvolva um ritual de trabalho profundo:
Construa uma estrutura (lugar, bebida, música etc.) para entrar no fluxo profundo quando for fazer seu trabalho mais importante.
- Mantenha caneta e papel:
Use caneta e papel para evitar ser sugado por aplicativos etc., verdadeiros gatilhos da distração e procrastinação.
- Encontre atalhos repetíveis:
Cerca de 80% de nossas tarefas ocorrem regularmente. Assim, encontre maneiras de reduzir o tempo que você gasta com eles.
- Não ser pessoa multitarefa:
Por quê? Porque você não pode, não consegue.
- Desligamento noturno:
Anote todas as tarefas inacabadas do dia. Faça instruções rápidas para recomeçar facilmente no dia seguinte.
- Conecte-se com o seu “Porquê”:
Faça a ligação entre suas tarefas e sua missão maior. Faça meditação com resultados que você procurar ter naquele dia. Isso vai afogar sua vontade de procrastinar.