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Dropshipping Internacional: O que é? Qual sua função?

Descubra quais as vantagens e desvantagens do Dropshipping Internacional, como funciona as operações de quem se utiliza desse método de comercialização e como usufruir desse mecanismo para ampliar seu potencial competitivo.

29/9/2022

De acordo com o inventor americano Steve Jobs: “a tecnologia move o mundo” e ela realmente se tornou uma engrenagem fundamental para o bom funcionamento do cenário moderno, sendo utilizada como mecanismo de resolução de problemas, ou até mesmo como facilitadora para o dia a dia de todos na comunidade.

Hodiernamente, o mercado tem se tornado mais complexo e difícil para quem não é “antenado” ou prefere manter-se com métodos mais antigos, ao mesmo tempo que abre espaço para os indivíduos que sabem manipular e usar esses recursos ao seu favor.

A partir dessa nova adaptação do comércio, um dos mecanismos que veio a surgir foi o chamado Dropshipping Internacional e nesse texto vamos nos aprofundar para descobrir o que ele é, para que serve, quais as vantagens e riscos de usá-lo e como o manusear de forma que se torne uma ferramenta proveitosa para seu negócio e amplie o seu diferencial competitivo dentro do mercado.

O que é Dropshipping?

Dropshipping consiste em um sistema lojista que opera por meio do intermédio - realizado por e-commerce - no qual a loja não será diretamente responsável pelo produto ou estoque, apenas irá possibilitar a ligação entre o cliente e  o fornecedor escolhido para a produção.

Vamos entender melhor essa operação com o auxílio do diagrama abaixo!

Os consumidores escolhem e efetivam a compra definitiva a partir da loja online com o dropshipping, todavia não é ela que possui responsabilidade sobre a produção, estoque ou transporte da mercadoria, e é nesse ponto que irão entrar os fornecedores, eles são incubidos de todo resto no processo de compra, desde os produtos, embalagem até a entrega na mão do cliente. A loja fica limitada apenas a apresentar o catálogo online, a acompanhar todo esse processo e intercalar essa relação, aparecendo apenas em momentos específicos.

Para que serve o Dropshipping?

Essa ferramenta age como facilitadora dessas vinculações comerciais, posto que livra as partes envolvidas de alguns processos extenuantes.

O cliente não precisa recorrer fisicamente à loja, e a mesma não tem a preocupação de observar e realizar a manutenção do estoque ou a apreensão com a questão da entrega da mercadoria ao consumidor.

Mas e o fornecedor, o que ganha com essa estratégia de venda? O fornecedor não precisa desempenhar o marketing para a atração de clientes, nem posicionar sua empresa no local no qual estão localizados, toda essa parte de propaganda, divulgação e vínculo estabelecido fica a cargo da própria loja.

Entendido do que se trata e para que serve o Dropshipping, vamos aprofundar sobre os prós e contras que aparecem no empenho das atividades de quem o utiliza.

Vantagens Vs Desvantagens

Antes de moldar o seu negócio a uma estratégia, é necessário que seja realizada toda uma pesquisa para ver se a mesma realmente se encaixa a sua realidade e se seria viável a resolução ou enfrentamento das desvantagens oferecidas.

E o que atrapalharia o meu negócio?

O primeiro empecilho é a longa demora do prazo de entrega da mercadoria e os possíveis problemas que podem aparecer durante o transporte (perda total ou parcial do produto, etc.) e na entrega do produto, principalmente quando o fornecedor é internacional. Outrossim, os ganhos são minguados em comparação às outras operações,  por se ganhar através das taxas colocadas em cima do produto em questão.

Outro grande problema é a tributação que recai sobre os itens internacionais, que - por consequência - podem vir a aumentar o preço do produto. Por fim, por se tratar de uma compra online, é muito comum a ocorrência de pedidos de devolução ou trocas que geram muita burocracia para o lojista.

E o que esse método pode acrescentar ao meu negócio?

O critério mais atrativo, depois do custo reduzido de utilização, é a grande variedade de produtos que podem ocupar o catálogo, tendo em vista que não é aumentado o valor da produção e não há limitação sobre o quantitativo de fornecedores, possibilitando diversidade em sua loja.

Quais empresas usam o Dropshipping?

O Dropshipping como ferramenta pode até ser algo desconhecido pela sociedade, mas você com certeza conhece empresas que operam, excepcionalmente, esse método e são grandes representantes. São elas:

Já conhecia né? Mesmo com o desconhecimento sobre a estratégia que as mesmas utilizam, é inegável o quanto o público consumidor tem se utilizado e beneficiado desse mecanismo.

Desmistifique!

A pensadora Mary Kay Ash diz que quando o indivíduo limita sua mente está também restringindo até onde você pode chegar. Para que não exista limitação para o seu sucesso, nós vamos entender como as desvantagens podem se tornar insignificantes de acordo com a forma pela qual você irá proceder dentro da sua atividade.

A alta tributação, por exemplo, deixa de ser um problema de maior impacto se utilizar artifícios legais de redução. Ademais, existem meios de certificar-se que o cliente não erre e precise solicitar a devolução ou troca do produto,  o auxiliando por meio da adição de descrição da medição dos tamanhos ou devidas informações sobre os itens o que pode contribuir para a redução desses acontecimentos.

A cautela na hora de escolher quem estará realizando esse funcionamento junto com você, além disto a boa comunicação com seu fornecedor é primordial para uma resposta mais célere e eficiente, que não seja perda de tempo para vocês ou seus clientes.

Na hipótese de que esse mecanismo tenha lhe chamado atenção, o próximo passo é procurar as plataformas que podem o integrar no seu e-commerce.

Todavia, caso você não queira operar com essa estratégia no seu negócio, ou ela não se encaixe bem na sua operação saiba que existem outras ferramentas mais clássicas e habituais que podem possibilitar uma boa redução de custos para a sua atividade de importação e o aumento da sua competitividade dentro do mercado, e dentre esses instrumentos estão os chamados benefícios fiscais.

O que são Benefícios Fiscais?

Os Benefícios Fiscais são vistos como espécies de restringimento do ônus tributário, termo que abrange todas as variedades de impostos, taxas e contribuições solicitadas, regulamentados em lei e que buscam promover um incentivo para as empresas realizarem suas operações pelos locais que julgam mais vantajosos para si.

É necessária a análise acerca de qual incentivo atende às suas necessidades logísticas e operacionais, além de atentar-se às restrições impostas pelos mesmos. As limitações podem se manifestar como margens temporais, territoriais ou de situações, colocando o empresário em um estado de alerta constante sobre a validade de funcionalidade do benefício.

Todavia, a Sistemática Alagoana é um dos Benefícios Fiscais que não conta com tais limitações propiciando segurança para as atividades de importação realizadas pelo estado. Vamos conhecer mais sobre ela!

Quais as vantagens de se utilizar dessa Sistemática?

O que de fato se torna uma vantagem a partir dessa sistemática é a segurança jurídica e legalidade, posto que todas as regalias supracitadas são devidamente expressas e regulamentadas.

Prezando uma performance satisfatória para o seu empreendimento, salienta-se a indispensabilidade da participação de quem possa realizar com eficiência essa consultoria, garantindo o rápido e bom desempenho das suas atividades.

Cícero Costa
Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

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