Migalhas de Peso

Como renegociar um contrato sem perder o cliente

Para agregar valor ao que você faz, é preciso falar de suas entregas, explicar e enfatizar os resultados alcançados periodicamente – pois o cliente pode não estar ciente de todos eles.

25/8/2022

A alta da inflação no Brasil, que soma mais de 10% nos últimos 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) torna a vida do prestador de serviços desafiadora. O que fazer com contratos em andamento e que perdem em ganho financeiro a cada dia?

Nessa hora, o empresário precisa ter bem claros alguns conceitos. O principal é que preço é só um número, mas o valor é uma percepção. Gosto do que diz o investidor e filantropo norte-americano Warren Buffett no alto de seus 91 anos: “Preço é o que o cliente paga; valor é o que ele leva”.

Com isso em ordem, o grande segredo é saber construir seu valor na mente do cliente, principalmente quando se trata de prestação de serviços, que são intangíveis. E quem é responsável por explicar e valorizar seu preço é... você! Se o cliente entender o valor das suas entregas, irá aceitar seu preço, ainda que seja necessário realizar reajustes no futuro.

Portanto, antes de mencionar um preço ou reajuste, é importante construir essa noção junto com esse importante parceiro que é o seu cliente. Para agregar valor ao que você faz, é preciso falar de suas entregas, explicar e enfatizar os resultados alcançados periodicamente – pois o cliente pode não estar ciente de todos eles. Com isso, você irá mostrar que o contrato que ele tem com você não é um custo ou despesa qualquer, e sim um investimento.

Tenho certeza de que se você fizer essa lição de casa antes de realizar um reajuste será muito mais fácil abordar os números. E nunca deixe de acreditar no valor do que está entregando!

Beatriz Machnick
Contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. Sócio fundadora da BM Consultoria em Precificação e Finanças.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024