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Podcasts jurídicos: uma ótima estratégia para o seu escritório

Nem tão fácil quanto parece, nem tão difícil que não possa ser feito, assim são os podcasts jurídicos.

22/7/2022

Antes de qualquer debate, independentemente do assunto, precisamos entender o contexto no qual ele se encontra. No caso dos podcasts, devemos começar citando o incrível fato de sermos o terceiro país, no mundo, que mais consome esse produto. Com mais de 30 milhões de ouvintes, de acordo com os dados apurados pela Statista e o IBOPE; o Brasil fica atrás apenas da Suécia e da Irlanda, no número de espectadores.

A pandemia de Covid-19 auxiliou na chegada desse número tão espesso no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), de 2020 para cá, houve um aumento de 132% no número de buscas por programas de áudio.

Muito desse avanço, com relação ao número de ouvintes, está atrelado ao fato de a pessoa poder ouvir o seu programa favorito enquanto faz outras atividades. Contudo, o podcast é também uma ferramenta fundamental para a atração e memorização de sua marca. Quem nunca ouviu um som, uma música e assimilou a vinheta de seu programa favorito?

Podcast no universo jurídico

Os escritórios de advocacia brasileiros, sobretudo as firmas de grande porte full service, entenderam a importância dessa ferramenta e tem investido cada vez mais nesse formato, como aponta a pesquisa “Podcasts no mercado jurídico”, realizada pela Agência Javali. Hoje, é difícil encontrar uma banca nesta categoria que não possua um podcast próprio ou participação em podcasts de terceiros.

Seguida pelo Nordeste, a região Sudeste ocupa o primeiro lugar no número de produtores de podcast, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod). Essa realidade também é vista nos escritórios, com o estado de São Paulo ocupando quase 70% dessa produção. Importante destacar ainda que agora os escritórios de médio e até pequeno porte começam a adotar os podcasts em suas ações de marketing.

As bancas de advocacia têm se projetado cada vez mais para fazer episódios de entrevistas, mesa redonda e resumos. Os temas variam muito. Além do Direito, os escritórios buscam falar sobre negócios, gestão, tecnologia e diversidade.

Porém, embora os temas jurídicos estejam em constante expansão neste universo sonoro, a falta de periodicidade na publicação de conteúdos pode afetar diretamente o desempenho dos programas. Consequentemente, não atingem os números projetados pelas firmas de advocacia.

Outro fator que influencia negativamente os programas de podcasts é a falta de roteirização e má captação sonora em alguns episódios. Tudo isso pode distanciar o seu público do seu conteúdo.

Ok, mas como fazer o meu podcast?

Ainda que pareça fácil, não se engane. Produzir podcast é extremamente desafiador. Não basta só pegar um microfone e gravar, antes é necessário todo um planejamento, uma missão editorial bem definida.

Abaixo listo alguns elementos que são importantes você considerar antes de iniciar um programa de podcast:

Por mais que soe desafiador, criar ou gerir uma rotina de podcasts jurídicos pode ser encarada com leveza. O formato, em si, permite “brincarmos” e encontrarmos a melhor maneira para conduzir essa experiência. Sem mencionar a importância que tem à comunicação e marketing de seu escritório.

Leandro Ramos
Administrador de empresas formado pela USP, é cofundador da Agência Javali, especialista em marketing jurídico e host do Juridcast, o maior podcast de marketing jurídico do Brasil

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