Na era do compliance os escritórios de advocacia que desejam crescer precisam praticar a deontologia jurídica.
Os advogados precisam estar atualizados sobre os deveres estabelecidos no Código de Ética e Disciplina da OAB.
O papel do compliance é estabelecer normas e procedimentos para garantir o cumprimento da lei e boas práticas, devendo orientar a conduta de todos para sejam sempre éticos e morais.
A deontologia jurídica é o conjunto de princípios éticos que norteiam a atividade do profissional do direito.
A sociedade não tolera o que não é correto!
A sociedade exige o mesmo dos escritórios de advocacia.
É nesse momento que é necessário a contratação de consultoria deontológica para os advogados.
Muitos podem pensar que por serem advogados, não é necessário contratar outro advogado para consultoria.
Mas é aí que podem cometer equívocos. Atualmente com o grande arcabouço de normas, é necessário contar cada vez mais com os especialistas.
Advogados se especializam cada vez mais em um ramo do direito.
As grandes ações, os grandes problemas vão para os advogados experts. Com notória especialização e experiência.
Advogados não podem praticar o velho ditado popular “casa de ferreiro, o espeto é de pau”.
É necessário que os advogados contratem consultoria deontológica especializada.
Mas na prática, como seria essa consultoria?
A consultoria seria aplicada tanto no marketing quanto no dia a dia da advocacia.
No marketing:
Os escritórios contratam assessoria de imprensa e agência de marketing. No entanto, estes excelentes profissionais não possuem formação em deontologia jurídica.
Quem irá revisar o trabalho deles?
A consultoria jurídica visa evitar também processo ético disciplinar na OAB.
Esse é um dos trabalhos da consultoria deontológica especializada, revisar e aprovar o trabalho do marketing.
No dia a dia do escritório:
Vários advogados são representados na OAB por problemas com os clientes, com o poder Judiciário e por problemas com outros advogados.
A consultoria deontológica preventiva visa minimizar esses problemas.
Visa orientar na melhor maneira de agir com o cliente para evitar ações judiciais e processo ético na OAB.
Assim como o termo compliance é novo, a consultoria deontológica também. No entanto vieram para ficar.
Existe para atender os novos anseios da sociedade.