Migalhas de Peso

Os efeitos da guerra na Ucrânia no mercado securitário brasileiro

A despeito de ser um conflito armado de proporções internacionais, a guerra na Ucrânia representa um fator influente ao mercado securitário nacional.

11/5/2022

(Imagem: Arte Migalhas)

Ainda que a guerra da Ucrânia não tenha impactos diretos no Brasil em âmbito militar, seus efeitos econômicos já são sentidos, em razão do encarecimento de commodities e de outros insumos necessários para setores produtivos.

No mercado securitário, o cenário não é diferente. Em um contexto global, países que passam por conjunturas imprevisíveis (como guerras) possuem a tendência de contratar mais seguros, efeito similar foi sentido no Brasil durante a pandemia, com uma maior demanda na contratação de seguros de vida e de saúde.1

O efeito mais imediato do conflito, portanto, é o aumento das apólices, em razão da elevação dos riscos e do custo de capital. Para modalidades como segurança cibernética e agronegócio, as perdas são, a princípio, inevitáveis.2

Assim, a preocupação das companhias seguradoras não se encontra necessariamente na exposição direta aos impactos do conflito, tendo em vista que o fator “guerra” é um dos motivos para exclusão de coberturas em apólices. Porém, é preciso observar as consequências indiretas para diferentes setores.3

No tocante ao seguro agropecuário, as sanções à Rússia impossibilitaram a formalização de contratos com o país, o que impacta diretamente o Brasil, em razão da dependência nacional dos fertilizantes russos e ucranianos. Tal fator é sentido pelas seguradoras que atuam neste ramo.

O setor pode sofrer, assim, em razão dos “impactos químicos”, com o agravo dos eventos climáticos sem a utilização dos produtos ora importados. A elevação do número de perdas de produtos no campo gera, diretamente, o aumento do volume de indenizações pagas.4 Além disso, verifica-se um alto volume de roubos de carga de fertilizantes, em razão de sua falta no mercado.

Por outro lado, o setor que mais parece sentir os impactos é o de cibersegurança, uma vez que a guerra apresenta um conflito paralelo de fake news, desinformação e exposição à vírus. Esses ataques representam um desafio às seguradoras, em razão da dificuldade de demonstrar a ligação entre um incidente cibernético e a guerra5, no intuito de alegar perda de direitos à indenização securitária. Assim, a percepção de um risco maior poderá levar a preços ainda mais elevados para cobertura de riscos envolvendo cibersegurança, em um mercado que já se encontra pressionado6.

A previsão de escalada de ataques cibernéticos pode ocorrer, ainda, em razão de motivação política, tendo em vista que hackers e cibercriminosos vinculados à causa russa podem buscar o aumento de ataques e incidentes em empresas ocidentais, como uma forma de retaliar às sanções impostas ao país, bem como de boicotar outras marcas7.

À vista do exposto, e considerando todos os efeitos econômicos globais sentidos com a guerra na Ucrânia, é preciso que as companhias seguradoras estejam preparadas para atender um maior número de sinistros, com equipes prontas para regular os incidentes.

_____ 

1 22º Congresso: Guerra na Ucrânia pode impactar economia e mercado de seguros. Revista Apólice. Disponível em: https://www.revistaapolice.com.br/2022/03/22o-congresso-guerra-na-ucrania-pode-impactar-economia-e-mercado-de-seguros/.

2 Os efeitos da guerra para o Setor de Seguros. Sindseg PR/MS – Sindicato dos Servidores, 31 de março de 2022. Disponível em: https://sindsegprms.org.br/os-efeitos-da-guerra-para-o-setor-de-seguros/.

3 Guerra preocupa indústria de seguros no Brasil e no mundo. Sindseg SP – Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros, 07 de março de 2022. Disponível em: https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=34901.

4 Guerra pode afetar os seguros rurais, cibernéticos e de crédito. Segs. Disponível em: https://www.segs.com.br/seguros/336190-guerra-pode-afetar-os-seguros-rurais-ciberneticos-e-de-credito.

5 Os efeitos da guerra para o Setor de Seguros. Sindseg PR/MS – Sindicato dos Servidores, 31 de março de 2022. Disponível em: https://sindsegprms.org.br/os-efeitos-da-guerra-para-o-setor-de-seguros/.

6 Guerra preocupa indústria de seguros no Brasil e no mundo. Sindseg SP – Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros, 07 de março de 2022. Disponível em: https://www.sindsegsp.org.br/site/noticia-texto.aspx?id=34901.

7 Guerra pode afetar os seguros rurais, cibernéticos e de crédito. Segs. Disponível em: https://www.segs.com.br/seguros/336190-guerra-pode-afetar-os-seguros-rurais-ciberneticos-e-de-credito.

Eduarda Espanhol Borba
Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Embate entre o mandado de segurança e a ação tributária comum

10/5/2022
Migalhas de Peso

O momento da modulação – (quase) mais relevante que a própria modulação

10/5/2022
Migalhas de Peso

Atualizações e adaptações da legislação de saúde e segurança ocupacional

10/5/2022

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024