Passamos a analisar o passo a passo a ser seguido para arrematação de um bem imóvel:
Primeiramente devemos definir o quanto queremos investir nesse novo negócio, essa é a forma de se iniciar o procedimento de arrematação, junto a sua empresa de assessoria você decidirá suas expectativas e deve informar qual o valor total poderá disponibilizar para participar de um leilão.
Em um segundo momento será necessária a definição de qual é o tipo de imóvel que você, como investidor, deseja comprar, tal como; uma casa ou apartamento; que tenha fins comerciais ou residenciais; para revender ou para morar. Essas questões, entre outras, devem estar pré estabelecidas para o sucesso da arrematação, pois essa decisão interfere diretamente na porcentagem de ganho final.
Algumas empresas de consultoria e assessoria em leilões enviam ao cliente, futuro investidor, uma lista para que possa escolher um potencial imóvel para que seja dado o "lance". Essa etapa serve para definir o leilão em que queremos participar.
Em continuação teremos a fase de CALCULAR OS CUSTOS DA ARREMATAÇÃO, isso envolverá a soma de todos os valores que serão despendidos em sucessão a compra, tais quais; a) o próprio valor da compra; b) a comissão do leiloeiro; c) honorários que serão pagos a empresa que irá assessora-lo no procedimento; d) impostos envolvendo o bem; e) realização de escritura e registro final do imóvel; f) valores que serão despendidos para retirada de um eventual ocupante do imóvel.
Após a contabilização de todos os possíveis gastos, passamos ao momento de definir o valor máximo que poderá ser lançado para o momento da disputa do leilão, chamamos isso de valor máximo de incremento.
Como todas as etapas minuciosamente realizadas você, futuro comprador, com toda certeza terá um investimento com baixo risco, ou seja, cumprindo todo o passo a passo de uma arrematação, o sucesso na compra de um bem imóvel em leilão se mostrará vantajoso diante do cenário em que vivemos.