1. Comunicação
Habilidades de escrita e fala fortes e eficazes são essenciais porque a comunicação é fundamental para todos os aspectos da carreira.
Ser capaz de escrever articuladamente é um dos aspectos mais importantes do trabalho. Então ter aulas de redação deve ser uma prioridade! Ao fazer aulas de justiça criminal, você nunca deve deixar passar a oportunidade de fazer aulas de oratória. Esta profissão oferece a oportunidade de conversar com os mais diversos tipos de pessoas (vítimas, testemunhas, advogados, juízes e políticos). Incluindo a mídia, é uma parte vital do trabalho.
2. Solução de problemas
Muitas vezes é necessário enfrentar cenários complexos. Assim, os peritos devem ser capazes de se adaptar a situações que mudam rapidamente, tomar decisões rápidas e pensar racionalmente nos possíveis resultados e hipóteses.
3. Liderança
Fortes habilidades de liderança são necessárias para direcionar os outros e responder a questões críticas, quando há o trabalho em equipe, ou em uma comum diligência.
4. Ética e trabalho colaborativo
Por sua natureza, a perícia judicial exige trabalho em equipe e colaboração. Os peritos devem ser capazes de trabalhar bem com os outros, ouvir e funcionar como parte de uma equipe, que tem como objetivo principal auxiliar a Justiça.
Aprender sobre seu ofício e trabalhar bem com outros grupos diversificados constrói a base.
5. Integridade e Altruísmo
Os indivíduos devem ser honestos com um alto nível de integridade e capacidade de lidar com questões delicadas com responsabilidade. Uma atitude altruísta com um desejo sincero de ajudar os outros é altamente valorizada.