Migalhas de Peso

Banco Central e CMN alteram regulamentação cambial

Um dos objetivos do Banco Central é atualizar a legislação cambial a partir do PL 5387/19 (PL do Câmbio), que precisa ser votado no Plenário do Senado Federal, mas já foi aprovado na Câmara dos Deputados no último ano.

22/9/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

Em 10 de setembro, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CMN 4.942 e a Resolução BCB 137, que aprimoram dispositivos relacionados ao mercado de câmbio, considerando as inovações tecnológicas e os novos modelos de negócio relacionados a pagamentos e transferências internacionais. As medidas fazem partes da Agenda BC e buscam aprimorar o ambiente de negócios, tornando-o mais competitivo e favorecendo a inovação. As mudanças previstas nas resoluções foram objetivo da Consulta Pública 79/20 do Banco Central e entram em vigor a partir de 1º de outubro de 2021.

São os destaques das Resoluções: 

Que análise inicial pode ser deduzida destas resoluções? Desde 2018, o Banco Central tem declarado, como um de seus objetivos, o aperfeiçoamento dos instrumentos de atuação no mercado de câmbio. Estas novas medidas de modernização se mostram como um resultado positivo da atuação conjunta do Banco Central com entidades públicas e privadas a partir da Consulta Pública 79/21, que ficou disponível entre 12 de novembro de 2020 e 29 de janeiro de 2021.

Além disso, um dos objetivos do Banco Central é atualizar a legislação cambial a partir do PL 5387/19 (PL do Câmbio), que precisa ser votado no Plenário do Senado Federal, mas já foi aprovado na Câmara dos Deputados no último ano. Nos últimos meses, o Presidente e os diretores do BC têm se encontrado frequentemente com atores do Legislativo, principalmente o relator da matéria no Senado, Carlos Viana (PSD/MG) e o presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), para garantir que o Projeto seja aprovado no Senado ainda esse ano.

Welber Barral
Sócio de Barral Parente Pinheiro Advogados Associados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Câmara aprova novo marco legal do mercado de câmbio

11/2/2021

Artigos Mais Lidos

Litigância predatória – Um modelo de negócio desregulado: altos custos sociais

5/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

O banco pode cobrar tarifa de manutenção em conta?

6/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025