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Planilha de controle de inadimplência para escritórios de advocacia

Não deixe o inadimplemento ser um vilão na sua rotina! Acompanhe, assim, os números do seu escritório de advocacia e tenha maior previsibilidade na sua gestão financeira!

11/8/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

Não importa o tamanho do escritório de advocacia, os serviços oferecidos ou a área de atuação jurídica, uma coisa é certa: caso a inadimplência dos clientes se torne uma constante, estamos diante de um grave problema financeiro

Se essa situação não se resolver, os danos podem se tornar irreversíveis.

Para evitar isso, é essencial contar com as ferramentas adequadas, como o uso de um software jurídico.

Afinal, se pela ótica financeira já acendemos um sinal de alerta, ao se pensar na relação advogado-cliente baseada na confiança, a inadimplência pode comprometer não só a saúde financeira do escritório, como também os vínculos profissionais.

Mas se você ainda prefere utilizar planilhas, também disponibilizamos um material que ajudará a acompanhar a saúde financeira do seu escritório.

Acesse agora a Planilha de Controle de Inadimplência para escritórios de advocacia.

E continue o artigo para saber mais sobre o tema!

Cultura de dados e gestão financeira na luta contra a inadimplência

Em primeiro lugar, é preciso sempre pensar se a gestão financeira está sendo feita corretamente no escritório.

A melhor forma de lidar com a inadimplência é por meio de dados. Acompanhar e conhecer as receitas e despesas permite ao advogado antever determinadas situações, como os impactos ocasionados por determinado percentual de inadimplência de clientes.

Você sabe, por exemplo, qual a variação de inadimplência de um mês para outro? Por que em um mês específico a taxa de inadimplência parece aumentar ou diminuir?

Ter esses dados poderá auxiliar na previsibilidade da receita e até mesmo a entender que ações podem ser tomadas.

Se você sabe que determinado perfil de cliente é o que mais deixa de pagar os honorários advocatícios, por que não criar estratégias que motivem o pagamento?

Você pode flexibilizar o pagamento parcelado. Ou quem sabe, a emissão de boletos bancários já facilite o pagamento uma vez que é, de certo modo, um lembrete.

O SAJ ADV, por exemplo, conta com a emissão de boletos bancários em seu módulo financeiro. Assim, você pode cobrar seus clientes sem sair do sistema de gestão jurídica, trazendo mais facilidade e segurança financeira para o seu escritório.

Os boletos bancários, além de seguros, também reforçam a imagem do escritório ao passar segurança para os clientes, que possuem a prova de pagamento pelo comprovante.

E lembre-se: comunicação sempre é importante.

Mas para se comunicar bem é preciso também entender o contexto. E apenas com dados você conseguirá fazer isso.

Planilha gratuita para acompanhar as taxas de inadimplência em escritórios de advocacia

Realize com a planilha gratuita:

Não deixe o inadimplemento ser um vilão na sua rotina! Acompanhe, assim, os números do seu escritório de advocacia e tenha maior previsibilidade na sua gestão financeira!

Acesse já a Planilha de Controle de Inadimplência.

Athena Bastos
Mestra em Direito e analista de conteúdo do SAJ ADV - Software Jurídico.

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