Migalhas de Peso

Top 3 fraudes nas compras online pré Dia dos Pais

Quem deixar a compra online “para a última hora” pensando em descontos, se tornará alvo dos criminosos virtuais.

6/8/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

A busca incansável por retirar dinheiro de inúmeras vítimas, faz com que os criminosos virtuais inovem as suas fraudes a cada dia, e sabemos que datas comemorativas são muito esperadas por eles. 

Lógico, são épocas em que as pessoas “gastam como se não houvesse o amanhã”, e não poupam esforços quando se trata de presentear alguém. E para esse Dia dos Pais que ainda poderá ser a distância para muitas pessoas por conta da pandemia, uma compra online será a grande saída. 

Portanto, essas dicas são para você que ainda está aguardando um desconto, e está esperando até o último minuto para concluir a compra.  

1)    PROMOÇÕES VIA E-MAIL (PHISHING) 

O Phishing é uma maneira a qual os cibercriminosos utilizam para enganar o usuário a entregar informações pessoais como dados de cartão de crédito, CPF e senhas, fazendo isto através de um e-mail falso, ou também direcionando a um website falso. 

Os e-mails parecem que foram enviados por lojas grandes e muito conhecidas, contendo, por exemplo, uma promoção jamais vista e com tempo para que expire, te induzindo a clicar em um link ou prosseguir com a compra via e-mail. 

Em alguns casos, poderá até obter um boleto de cobrança anexo com o valor promocional, induzindo ainda mais a compra imediata. 

Por isso, cuidado com os e-mails recebidos e sempre confirme no site original do fornecedor se a promoção é válida. Caso contrário, apenas delete o e-mail. 

2)    PROMOÇÕES VIA WHATSAPP 

É comum as lojas solicitarem aos clientes o número de whatsapp para envio de promoções, visando manter um bom relacionamento. 

O grande problema é que os criminosos ativam linhas pré-pagas, e colocam como foto de perfil a foto da suposta loja para induzir o titular em erro. 

Na sequência, enviam as supostas promoções, seja direcionando para um link encurtado, ou exigindo a conclusão da transação diretamente no próprio whatsapp. É o famoso “pague agora e receba ainda hoje o seu produto”. 

Os celulares estão sujeitos aos mesmos tipos de malwares (softwares maliciosos) que os computadores, como o caso do famoso Cavalo de Troia, que instala uma infinidade de ameaças ao sistema, buscando captar as informações do usuário.

Portanto, indispensável a existência de um antivírus instalado no celular, pois evita que programas mal-intencionados sejam instalados no dispositivo, caso haja um click indevido, tendo em vista que os mesmos carregam uma infinidade de informações pessoais, como senhas bancárias e virtuais, número de cartão de crédito, entre outros dados sensíveis.

Assim, desconfie de indicações para links encurtados, bem como de compras diretamente pelo whatsapp. 

3)    SITES FALSOS 

De forma geral, são lojas que possuem produtos à venda com preço, data de entrega e toda informação que consiga convencer o consumidor a efetuar a compra, principalmente pelo fato de carregar algo muito importante: preço baixo.

Assim, para não se envolver em uma compra fraudulenta, importante analisar se a plataforma contém: 

a) conexão segura, que em caso positivo, o site terá “https” ao invés de “http”. Traduzindo esta sigla para o português, temos um “protocolo de transferência de hipertexto seguro”. Assim, no momento em que o internauta insere seus dados pessoais e bancários para concluir uma compra, este caminho é criptografado, o que impede hackers e softwares maliciosos de lerem e modificarem o conteúdo que está sendo transmitido. 

b) nome do domínio correto, pois os criminosos registram propositalmente domínios com erros de digitação visando te induzir em erro. É o famoso typosquatting. 

c) vários meios de pagamento, pois uma loja falsa aceitará apenas o boleto bancário e o PIX como forma de pagamento. Essas são as formas mais rápidas de se receber o dinheiro e lhe prejudicar financeiramente. Ao contrário do cartão de crédito onde você pleiteia o estorno para a sua instituição, o PIX e o boleto bancário possuem detalhes que poderão prejudicar o seu reembolso. Em muitos casos, a instituição recomenda resolver diretamente com o vendedor, e se for fraude, a situação acaba indo até o judiciário.

Com essas dicas, eu tenho certeza que você irá identificar uma loja não confiável ou fraudulenta.

Fernanda Tasinaffo
Advogada Especialista em Direito Digital, Ouvidora no PagSeguro - PagBank, Perita Grafotécnica e Documental

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