A revolução tecnológica pela qual passou e passa o mundo moderno, que possibilitou o rápido desenvolvimento de dispositivos móveis, aumentou a concorrência entre os varejistas, que se viram na necessidade de investir em soluções que se amoldassem a essa realidade.
Criou-se a Omnicanalidade, com a concepção integrativa dos ambientes físico e virtual, se utilizando de “multicanais” para alcançar o novo perfil de consumidor que estava sendo forjado. Criaram-se conexões entre os vendedores, web sites, e-commerce, redes sociais, lojas físicas e aplicativos, para viabilizar a venda e a melhor experiência do cliente.
O conceito de Pick up Store está intrinsecamente ligado a ideia de Omnicanalidade, que se desenvolveu e aprimorou durante a pandemia; na integração dos mundos on-line e off-line, é franqueado ao consumidor que inicie sua compra/experiência pela internet e a finalize no ambiente físico.
Por derivar da estrutura Omnicanal, o Pick up Store se vê presente em quase toda a cadeia varejista, tendo se tornado uma importante ferramenta para tornar a experiência do usuário personalizada quando a compra é feita pelos canais digitais.
Aqueles que implantaram tal modo de venda, por meio da integração dos sistemas físico e on-line, notaram grande aceitação dos consumidores habituais e maior adesão de um novo público.
A expressão “Pick up Store” vem da língua inglesa e traduzida literalmente significa “retirar na loja”. Ocorre quando o consumidor adquire o produto de um lojista/varejista por meio do ambiente virtual e opta por retirá-lo na loja física.
Tal possibilidade é bastante atrativa para o cliente, quando este se vê poupando recursos com o frete, indo ele mesmo buscar o produto no ponto físico disponibilizado, geralmente próximo de sua residência ou trabalho.
Além de não dispender dinheiro com o frete, o cliente tem um prazo mais curto para a retirada do produto, posto a sua entrega não envolver processos logísticos elaborados, mas tão-somente o gerenciamento do estoque do vendedor, que pode manejar o produto com mais rapidez na entrega.
É possível dizer, pois, que o sistema Pick up Store oferece ao consumidor uma experiência híbrida, unindo a praticidade do e-commerce com a velocidade da entrega em um ponto físico próximo a ele.
O sistema Pick up comporta a possibilidade de o consumidor retirar o produto adquirido em locais a sua escolha. No Pick up Store, o cliente inicia sua compra no ambiente virtual e retira sua mercadoria em uma loja física do lojista/varejista, ao passo em que no Pick up Point, o cliente compra on-line e retira seu produto em um local parceiro do lojista/varejista.
É importante destacar que, na hipótese de Pick up Point, o parceiro não necessariamente precisa ser outro lojista; o local de retirada pode ser um posto de gasolina, farmácia, mercado, etc.
Já em comparação com os Lockers, temos que nesses o consumidor é direcionado para retirar seu produto em “local neutro”, que nem é a loja física do lojista/varejista nem um ponto físico de um parceiro. O cliente se depara com um local repleto de armários com senha, onde ele poderá fazer a retirada da mercadoria adquirida; não há qualquer contato social com funcionários.
Conforme já mencionado, as vantagens do Pick up Store são muitas, destacando-se o envio rápido e o custo reduzido (estoque mais próximo do consumidor final, redução no custo logístico), rotatividade do estoque (diminuição dos espaços de armazenagem e melhor controle da estocagem dos produtos), melhoria da eficiência de recursos (lojas se transformam em centros de distribuição e pontos de venda simultaneamente), aumento do fluxo de consumidores nas lojas físicas e consequente aumento/conversão de vendas no ambiente off-line.
A conjugação dos dois ambientes – on-line e off-line – é só o início da adaptação do varejo às novas demandas do consumidor 4.0, determinante para que se alcancem posições de destaque no mercado varejista, que se mostra a cada dia mais competitivo e por que não, tecnológico.