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5 formas de tornar sua marca relevante no mercado pós pandemia

A maneira como o consumo irá retornar depois do covid-19 ainda é assunto de grandes especulações. Enquanto na China, a Hermès obteve faturamento histórico de uma única loja no primeiro dia de abertura do comércio e na Europa filas e mais filas de pessoas esperavam a abertura da Zara, alguns especialistas defendem que o consumidor sairá da pandemia com prioridades diferentes.

26/8/2020

Com a abertura do comércio chinês e o gradual retorno das atividades na Europa, muito se debate sobre o consumo pós pandemia. Quais serão as prioridades dos consumidores ao escolherem uma marca em detrimento de outra? Como estruturar uma comunicação com esse “novo” consumidor de forma eficaz em tão pouco tempo?

Inicialmente, a certeza que se tem do cenário pós pandemia é que, junto dela, o mundo irá se deparar com uma recessão econômica. Em momentos de recessão, é preciso criatividade para manter sua relevância ante aos concorrentes de modo a minimizar, de alguma forma, as perdas trazidas pela pandemia.

A maneira como o consumo irá retornar depois do covid-19 ainda é assunto de grandes especulações. Enquanto na China, a Hermès obteve faturamento histórico de uma única loja no primeiro dia de abertura do comércio e na Europa filas e mais filas de pessoas esperavam a abertura da Zara, alguns especialistas defendem que o consumidor sairá da pandemia com prioridades diferentes – que vão refletir diretamente na escolha de produtos e serviços.

Particularmente, entendemos que o consumo será diferente em um cenário pós pandemia. Ainda que inicialmente verificou-se uma aglomeração de consumidores buscando comprar, acreditamos que, em um médio-longo prazo, os efeitos da quarentena vão se refletir nos hábitos de consumo e, por isso, as marcas precisam estar preparadas.

A pandemia trouxe para as empresas o desafio de se reinventar para se conectar com o novo consumidor. A velha comunicação não faz mais sentido. Hoje, é preciso fazer mais e, principalmente, é preciso ser mais para se conectar com quem são seus consumidores. Para isso, em primeiro lugar, é importante voltar os olhos para dentro em uma jornada de autoconhecimento para que, então, seja possível exteriorizar ao público-alvo características de marca que, até então, estavam em segundo plano. O grande desafio das marcas agora é se manter relevante.

Nesse sentido, relevância é a palavra-chave para o sucesso no novo mercado, no qual características técnicas não são mais decisivas no momento da compra e atributos emocionais relacionados ao discurso da marca passam a se tornar grandes diferenciais de mercado. Diante disso, listamos abaixo 5 formas de tornar sua marca mais relevante, gerando engajamento do novo consumidor e convertendo comunicação em vendas de forma eficaz.

1. É preciso ter um propósito

Propósito é a mensagem que a marca pretende passar para o mundo. Geralmente associação a algo maior, um legado. Uma marca com propósito bem definido além de estimular o engajamento dos colaboradores, certamente se conecta de forma mais intensa com os consumidores que compartilham da mesma mensagem. Propósito é aquilo que a marca entrega para o mundo, a contribuição que faz a sociedade.

Em um cenário pós pandemia, o senso de coletividade estará mais aflorado e, por isso, marcas com um propósito bem definido conseguem se destacar por entregarem algo além de produtos com objetivo único de lucro. Consumidores se conectam à propósitos que acreditam e isso se torna decisivo diante da escolha entre produtos com as mesmas características técnicas. Você já parou para pensar qual é o propósito da sua empresa e da sua marca?

2. É preciso ser engajado

Em sintonia com a ideia de propósito, os consumidores esperam que as marcas tenham uma postura mais proativa. Agora é o momento de se engajar, defender causas e levantar bandeiras. É preciso assumir um lugar no mundo e se manter firme naquilo que acredita, por isso, compartilhe crenças, causas e conecte-se com seus consumidores por atributos emocionais.

As marcas estão se tornando cada vez mais organismos vivos e, portanto, a comunicação está agora focada em atributos emocionais, que se conectam mais facilmente com os consumidores. A construção do storytelling deve ser voltada à compartilhar crenças e, a mensagem da marca, deixa de ser focada no produto, e passa a refletir as crenças e a conectar através de características subjetivas como empatia, sororidade, rebeldia. Chegou o momento de construir a personalidade da marca. É importante se posicionar de forma coerente com aquilo que a marca representa.

3. É preciso ser digital

O digital não irá assumir de vez o lugar o mercado físico, porém, a presença digital é imprescindível nos dias de hoje. Negócios já estruturados no mundo digital tiveram menores perdas e se mostraram mais preparados para enfrentar momentos de extrema mudança.

O mundo já é digital e, por isso, é importante dedicar um tempo para estruturar processos e criar uma modelagem de experiência do consumidor também no mundo digital que reflita todos os atributos de marca experienciados pelo consumidor nos pontos de contato físicos.

Ser digital faz com que seu negócio também se torne global e, com isso, rompe fronteiras e permite que inúmeros consumidores conheçam sua marca. Deve ser prioridade na agenda!

4. É preciso inovar

Inovação já é pauta há bastante tempo, mas poucos são aqueles que, de fato, possuem a inovação em seu DNA e como parte do processo de gestão.

A adoção de um modelo colaborativo em um ambiente diverso é um grande diferencial para, através de um processo criativo, redefinir processos antigos, estabelecendo rotinas mais eficazes.

A dica é reunir colaboradores de diferentes setores, utilizar ferramentas de brainstorming e design thinking para repensar estruturas antigas, reduzir burocracia e eliminar dores do usuário durante sua jornada. Um processo colaborativo, além de aumentar o sentimento de orgulho por fazer parte e contribuir com o time, o volume de novas ideias será surpreendente.

Ambientes diversos são mais favoráveis à inovação, portanto, estabelecer uma cultura corporativa focada na diversidade é imprescindível! Vale escutar todos os colaboradores e fomentar uma proatividade em pensar novas estratégias. Senso de dono nunca foi tão importante.

5. É preciso proteger seus ativos de propriedade intelectual

Todo esforço para criar uma marca relevante no mercado pós pandemia deve ser sempre combinado com a conscientização da importância da proteção dos ativos de propriedade intelectual. Relevância gera destaque no mercado e, com isso, imitações e reproduções não autorizadas aparecem.

Por isso, a cada desenvolvimento de marca e produto, cabe a reflexão sobre a registrabilidade da marca e sobre a proteção do design ou da tecnologia aplicados ao produto. A proteção dos ativos de propriedade intelectual cria um ambiente seguro para a inovação e a conexão com consumidores, afinal, uma marca só é de fato relevante se ela preserva sua individualidade ante aos seus concorrentes e para com seus consumidores.

Como pôde ser observado, inúmeros são os desafios propostos pela nova forma de consumo do mercado pós pandemia e, portanto, é preciso criar novas estruturas para se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo e no qual o foco de atenção está voltado agora para aspectos mais comportamentais/emocionais do que atributos técnicos.  

Momentos de crise são também oportunidades de renascimento. Já parou para pensar o que faz da sua marca relevante? Se não, o momento é agora, não deixe passar essa oportunidade de angariar mais consumidores e se destacar no novo mercado.

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*Gabriel Sacramento é especialista em Gestão Estratégica de Marcas e Direito Empresarial, com LL.M em Direito Corporativo pelo Ibmec/RJ e Master em Branding pelo Istituto Europeo di Design. Advogado do escritório Daniel Advogados nas áreas de Propriedade Intelectual, Direito Societário, Contratos e Fusões e Aquisições.

 

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