Tenha todos os seus prazos processuais calculados em um único lugar. Prazos são um dos grandes desafios de todos os profissionais da advocacia. Afinal, eles definem, muitas vezes o ritmo de trabalho, a sua organização, mas também a imagem. Pense só no transtorno que a perda de um prazo pode gerar.
Apesar disso tudo, a contagem de prazos é também um aspecto mecânico da rotina. Data inicial, prazo em dias ou meses, cálculo em dias úteis ou dias corridos, data final. E quanto tempo gasto nessa contagem poderia ser otimizado e aplicado em outras atividades do seu dia?
Por essa razão, mostramos uma forma fácil e gratuita de calcular as datas dos seus prazos com uma ferramenta feita para a advocacia!
Agilidade na contagem sem perda da segurança
Os prazos são algo inerente à advocacia. Não há, então, como fugir deles. As especificidades de cada área do Direito, entretanto, podem dificultar a contagem correta. Não apenas o Direito Civil, Penal, processual, trabalhista, etc., podem ter formas diferentes de realização da contagem, como se diferem na contagem em dias úteis e corridos.
Os prazos processuais, todavia, não precisam ser o vilão do Direito. Com o conhecimento certo e as ferramentas adequadas, o cálculo pode ser integrado à rotina de forma mais harmônica.
Perder um prazo nem sempre implicará apenas em perda financeira. Uma coisa, por exemplo, é lidar com a perda de prazo em um processo que discuta um contrato de aluguel. Outra, todavia, é lidar com a perda de prazo quando se discute a liberdade de uma pessoa. Ademais, perder um prazo também gera uma imagem negativa para o profissional. E, por fim, pode o advogado responder civilmente pelos danos causados aos clientes.
Por essa razão, compreender como a contagem de prazos processuais funciona é indispensável. E pode fazer a diferença na advocacia!
Dias úteis x Dias corridos
Os prazos processuais no Direito Penal, como se pode observar, são contados de maneira distinta dos prazos no Direito Civil.
O novo CPC trouxe uma importante inovação ao dispor em seu art. 219, que os prazos em dia serão computados em dias úteis. Ou seja, excluem-se os feriados e fins de semana. No entanto, a regra do art. 798 do CPP é clara ao estabelecer que os prazos processuais são contínuos e peremptórios e não interrompem por férias, domingos ou feriados.
Cálculo rápido e fácil feito para você
Calcule seus prazos gratuitamente, em dias úteis ou dia corridos, de acordo com o procedimento mais adequado ao seu processo!
Utilizar a calculadora é bastante simples:
- Selecione qual o tipo de cálculo, em dias corridos ou dias úteis, conforme a lei aplicada;
- Insira a data inicial e o prazo em dias;
- Indique os feriados e dias não úteis; e
- Tenha seu prazo automaticamente calculado.
Investimento gratuito. Mais tempo para você
No Direito Civil ou no Penal, contar prazos é algo que você já sabe fazer, mas agora você transfere a atividade mecânica para uma planilha.
Acesse a calculadora de prazos gratuita e tenha mais tempo na sua rotina e nos seus processos clicando aqui
Quer ficar por dentro das novidades sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e descubra os benefícios do SAJ ADV para o seu escritório.
_________